Qual a evolução das estruturas vegetativas e reprodutivas (das plantas)? (Mell Mata - Cametá/PA)As primeiras formas de vida vegetal foram estromatólitos que eram uma espécie de tapetes microbianos. A evolução levou ao desenvolvimento de células com a capacidade de: crescer, reproduzir-se e passar adiante suas características. Essa evolução levou à existência de moléculas capazes de sintetizar células ricas em energia, dando origem aos autótrofos.
Autótrofos fotossintetizantes datam de 3,4 bilhões de anos, segundo evidências fósseis. A fotossíntese alterou a vida no planeta. O acúmulo de oxigênio na atmosfera data de 2,7 bilhões de anos e tem como consequências o surgimento de ozônio (O3), a absorção de raios ultravioleta, o surgimento da camada de ozônio – proteção para a vida terrestre, o favorecimento de células capazes de fotossintetizar e o surgimento dos primeiros eucariotos há 2,1 bilhões anos.
Há 650 milhões anos surgiram os primeiros organismos pluricelulares, estágios iniciais de plantas e animais. Isso levou a um aumento corporal, maior especialização, desenvolvimento de tecidos e células especializadas.
Mecanismos que favoreceram a vida na Terra
- Raiz – fixa no solo e capta água;
- Caule – suporte para os principais órgãos fotossintetizantes;
- Folhas – órgãos fotossintetizantes, respiração, transpiração, especializações.
Especializações Vegetais
- Surgimento da epiderme + cutícula - responsável pelo revestimento;
- Surgimento de estômatos - responsável pela respiração.
Surgimento da Flor e Semente
- Especialização no sistema de reprodução;
- Associação com outros organismos (polinizadores);
- Cruzamento genético mais eficiente;
- Sistema de dispersão de gametas mais eficiente.