Súber e cortiça


+A +/- -A
Súber e cortiça
O súber é um tecido formado por células que acumulam, em suas paredes, a suberina, substância pouco permeável que impede as trocas gasosas. Com isso, as células, depois de algum tempo, morrem e o conteúdo protoplasmático é substituído por ar. O súber, portanto, é um tecido morto que atua como isolante térmico e como proteção contra choques mecânicos.

Devido à morte de suas células, todos os outros tecidos da planta mais externos ao súber também morrem, pois deixam de receber água e nutrientes.

O súber do sobreiro Quercus suber, nativo das regiões mediterrâneas, é bastante espesso e utilizado comercialmente como cortiça.

O primeiro súber formado por essa árvore durante o seu crescimento tem pouco valor comercial. Ele é removido quando a planta atinge 20 anos de idade, a partir daí, um novo câmbio da casca se forma.

O súber produzido por esse novo câmbio é o que tem valor comercial. Ele é formado ao longo de 10 anos, quando então é retirado e usado para fazer a cortiça. Esse processo pode se repetir a cada 10 anos, até a planta atingir 150 anos ou mais.

Súber e cortiça



Voltar ao Topo da Página