Principais aranhas e escorpiões de interesse médico do Brasil


+A +/- -A
Além dos animais que são parasitas do ser humano e que causam doenças, existem outros de interesse médico que não parasitam o nosso corpo. São predadores de outros animais e podem representar perigo para nós. O contato com eles deve ser evitado, pois estaremos nos poupando de um eventual acidente.
Por isso, neste artigo irei falar sobre as principais aranhas e escorpiões de interesse médico que ocorrem no Brasil.
Dentre as aranhas, as espécies que representam maior perigo ao ser humano pertencem a três gêneros: Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus. Aranhas de espécies pertencentes a outros gêneros podem picar o ser humano, mas a consequência é geralmente apenas uma forte dor no local.

Phoneutria
As espécies do gênero Phoneutria são conhecidas como aranhas-armadeiras, pois quando se sentem ameaçadas, apoiam-se nos dois pares de pernas traseiras, erguem o restante do corpo e "armam" o ataque.
Elas são muito rápidas e agressivas. Essas aranhas têm hábitos noturnos, não formam teias e o veneno delas tem ação neurotóxica e cardiotóxica. O tratamento do doente pode ser feito com soro específico.


Loxosceles
As espécies do gênero Loxosceles são conhecidas como aranhas-marrons, pois apresentam um colorido marrom uniforme. Elas têm hábitos noturnos e formam teias irregulares, construídas em locais escuros. O veneno dessas aranhas tem ação necrosante e hemolítica, e o tratamento do doente é feito com soro antiloxoscélico. São mais perigosas que as armadeiras.



Latrodectus
No gênero Latrodectus, são as fêmeas que podem ser perigosas para os humanos. Elas são chamadas viúvas-negras. Têm hábitos noturnos e constroem teias irregulares.
O veneno tem ação neurotóxica e, como o número de acidentes por Latrodectus é muito pequeno no Brasil, não há produção de soro anti-latrodectus.



Os escorpiões são animais predadores, de hábitos noturnos. Os que podem causar perigo para o ser humano no Brasil são o Tityus bahiensis, ou escorpião-marrom, e o Tityus serrulatus, ou escorpião-amarelo. O veneno tem ação neurotóxica. O tratamento do doente deve ser feito com soro antiescorpiônico.

Escorpião-marrom (Tityus bahiensis)
Escorpião-marrom (Tityus bahiensis)
Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus)
Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus)

Controle e prevenção de acidentes com aranhas e escorpiões

O controle e a prevenção de acidentes com aranhas e escorpiões podem ser feitos tomando-se os seguintes cuidados:

- Manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando neles entulho e lixo doméstico;
- Aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas;
- Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha;
- Colocar telas nas janelas;
- Vedar ralos de pia, de tanque e de chão com tela ou válvula apropriada;
- Colocar lixo em sacos plásticos e mantê-los bem fechados para não atrair baratas, moscas e outros insetos, que são o alimento predileto de aranhas e escorpiões;
- Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-los;
- Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção.

O uso de inseticidas contra aranhas e escorpiões não é indicado, pois ele tem efeito apenas temporário e é tóxico para os seres humanos. Devemos lembrar ainda que aranhas e escorpiões não são insetos.
Em caso de picada por aranha ou por escorpião, principalmente se o acidentado for uma criança menor de 7 anos, deve-se procurar socorro médico imediato, levando, se possível, o animal que a picou, para ser identificado. As aranhas e escorpiões podem ser colocados, com extremo cuidado, para que não piquem a pessoa que os manipula, em frascos com tampa furada, contendo algodão ou pano umedecido com água.


Grande parte das informações contidas neste texto foram extraídas de: Bruno Soerensen (coord.). Animais peçonhentos; reconhecimento e distribuição geográfica. Rio de Janeiro: Atheneu, 1990; e de folhetos distribuídos à população pelo Instituto Butantã de São Paulo.

Fonte: Lopes, S.; Rosso, S. Biologia. Volume único. Ed. Saraiva.

Voltar ao Topo da Página