Por que o cocô da lagartixa tem uma pontinha branca?


+A +/- -A
Por que o cocô da lagartixa tem uma pontinha branca?
"Gostaria de saber por que o cocô da lagartixa sempre tem uma pontinha branca?" (Jamilly Rodrigues de Bragança - PA)

Jamilly, a lagartixa doméstica tropical é um réptil pequeno, geralmente variando seu tamanho de dois a sete centímetros, e essa pontinha branca do cocô da lagartixa representa o acido úrico solidificado do animal, expelido junto com as fezes através da cloaca, pois lagartixa não faz xixi liquido, o xixi é solido e vai junto com o cocô.

Seu nome científico é Hemidactylus frenatus, é um animal nadador e escalador. Devido às cerdas presas em suas patas, é capaz de subir em paredes, vidros e até alguns objetos considerados escorregadios para outros bichos.

Esses animais funcionam como controles de pragas, pois adoram comer insetos como mosquitos, moscas, baratas e até aracnídeos, como as aranhas. As lagartixas, são membros da família dos Gekkonidae e por isso tem o apelido de Gekko dado pelos biólogos.

A maior curiosidade destes bichinhos e vários outros “gekkos” é a forma como eles escapam dos predadores. Quando alarmado toda lagartixa tem a capacidade de perder a cauda num processo chamado de autotomia. Isso engana os predadores, pois enquanto o predador come a cauda o gekko espertinho foge. E depois, a cauda se regenera novamente.



Fontes:

http://biometrio.blogspot.com.br/2011/12/porque-o-coco-da-lagartixa-tem-uma.html
http://www.culturamix.com/animais/repteis/fotos-lagartixa-domestica-tropical
http://diariodebiologia.com/2010/11/lagartixa-de-casa-tem-veneno/#.VPz8tNJdWE4



Voltar ao Topo da Página