Conceitos básicos em ecologia geral


+A +/- -A
Conceitos básicos em ecologia geral
Ecologia é o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro. A seguir, listaremos os principais conceitos em ecologia e suas respectivas definições.

Espécie - Conjunto de indivíduos semelhantes em todos ou na maioria de seus caracteres, que se reproduzem sexuada ou assexuadamente.

População - Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que ocupa uma determinada área, mantendo intercâmbio de informação genética.

Comunidade - Conjunto inter-relacionado de fauna e flora, vivendo num determinado biótopo, num determinado período de tempo.

Biocenose - O mesmo que comunidade

Ecossistema - Qualquer unidade (biossistema) que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto numa dada área, interagindo com o ambiente físico.

Habitat - Ambiente onde vive normalmente um organismo ou uma espécie.

Biótopo - Área ocupada por uma biocenose.

Biosfera - É a parte do globo terrestre onde existe, naturalmente, qualquer forma de vida.

Ecótono - Zona de transição entre duas comunidades ecológicas adjacentes.

Biogeografia - Ciência que estuda a distribuição dos seres vivos sobre a superfície terrestre e os fatores ambientais que determinam esta distribuição. Estuda também as modificações nos padrões de distribuição e procura desvendar suas possíveis causas.

Biodiversidade - Riqueza em espécies. (Diversidade biológica em espécies).

Seleção Natural - A força criativa que dirige o curso da evolução, preservando as variantes ou estratégias reprodutivas que melhor se adaptam em relação à competição.

Evolução - Modificação de populações descendentes em relação às suas populações ancestrais, através de alterações genéticas e das características por elas determinadas, acumuladas no decorrer do tempo.

Relações ecológicas intraespecíficas - São as interações que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie

Relações ecológicas interespecíficas - São as interações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.

Fator ecológico - Qualquer elemento ou condição do ambiente capaz de interferir na forma ou função de seus componentes.

Fator abiótico - Aquele que caracteriza as propriedades físico-químicas da biosfera.

Fator biótico - Influência provocada direta ou indiretamente por um ser vivo.

Sucessão ecológica - substituição progressiva e sequencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas, desde a colonização ou estabelecimento das espécies pioneiras até o clímax.

Biologia evolutiva - estuda a origem e a descendência das espécies, bem como suas mudanças ao longo do tempo, ou seja, sua evolução

Poluição - Efeito que um poluente produz no ecossistema.

Poluente - Qualquer substância ou energia que, lançada para o meio, interfere com o funcionamento de parte ou de todo ecossistema.

Impacto Ambiental – toda ação ou atividade, natural ou antrópica, que produz alterações bruscas em todo o meio ambiente ou apenas em alguns de seus componentes.

Conservação – Sistema flexível ou conjunto de diretrizes planejadas para o manejo e utilização sustentado dos recursos naturais, a um nível ótimo de rendimento e preservação da diversidade biológica.

Preservação Ambiental – ações que garantem a manutenção das características próprias de um ambiente e as interações entre os seus componentes.

Educação Ambiental – processo formativo utilizando conjunto de atividades e idéias que levam o homem a conhecer o ambiente e utilizar os recursos naturais de maneira racional.


A equipe do Mundo Biologia agradece à Prof.ª Dr.ª Nelane Marques da Silva, diretora da faculdade de Ciências Biológicas da UFPA - Campus de Bragança, pelo conteúdo deste artigo.


Voltar ao Topo da Página