Para onde vai a água do mar quando a maré seca?


+A +/- -A
Para onde vai a água do mar quando a maré seca?
Se você já foi à praia, deve ter percebido que algumas vezes a maré enche e depois seca, repetindo esse sistema todos os dias. Agora, você já se perguntou para onde vai toda essa água que seca e o porquê deste fenômeno? É isso que iremos descobrir neste artigo.

Ao contrário do que parece não é verdade que o mar “enche” e depois “esvazia”, o que ocorre é um deslocamento da água de um lugar para o outro. O efeito das marés é provocado pela aproximação dos astros com o campo gravitacional da Terra. A Lua, por exemplo, interfere diretamente no campo de gravidade do nosso planeta, provocando as marés vivas nas fases de Lua Nova e Lua Cheia, e marés mortas nas fases de Lua Minguante e Lua Crescente.

Segundo o professor de Oceanografia Física da Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) Osmar Möller Júnior, as marés alta e baixa estão ligadas à força de gravitacional da Lua e da Terra.

A Lua atrai os corpos em sua direção - todos os corpos, mas como as águas dos oceanos fluem mais livremente, a mudança é mais visível. Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. "Como a Terra segue girando, a rotação faz com que um mesmo ponto passe pela maré alta e pela baixa, em ciclos de 12 horas e 25 minutos, aproximadamente", diz Möller.

No período de 24 horas e 48 minutos, as águas do mar sobem e descem duas vezes. Podemos dizer que as marés são movimentos oscilatórios verticais e periódicos. As massas oceânicas localizadas nos pontos mais próximos à Lua sofrem aceleração e são atraídas para cima; quando a Lua se afasta, o movimento se desloca para outro ponto. A força de atração da Lua é a mais notória, mas todos os astros do sistema solar interferem nas marés.

Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa. Dali a mais seis horas e doze minutos, o mesmo ponto estará a 180° da Lua, e terá maré alta novamente.

Também a força gravitacional do Sol interfere nas marés, apesar de menos intensamente. Quando a Lua está cheia ou nova, essa força está na mesma direção da atração lunar - isso torna as marés mais altas. Do mesmo jeito, nas fases minguante e crescente, parte da força gravitacional da Lua é anulada; assim, as marés baixas são menos baixas.


Fontes:

http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-que-acontece-com-a-agua-do-mar-na-mare-baixa.html
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3403001-EI8408,00.html


Voltar ao Topo da Página