Ramos da ecologia


+A +/- -A
Ramos da ecologia
O estudo de Ecologia pode ser dividido em vários ramos (áreas). São eles:

Autoecologia

Estuda as espécies a partir de suas relações com o meio ambiente. Ou seja, como cada espécie (animal ou vegetal) reage separadamente à determinados fatores ambientais (clima, vegetação, relevo, etc.). É o um ramo científico clássico e, atualmente, seguido por poucos cientistas.

Demoecologia

Também conhecida como Dinâmica das Populações ou Ecologia das Populações, faz o estudo de cada população separadamente.

Sinecologia

Também conhecida como Ecologia Comunitária, é voltada para o estudo das comunidades de seres vivos. A Sinecologia foca a distribuição das populações, suas relações ecológicas, demografia, deslocamento e quantidades. A Sinecologia também se encarrega de examinar as estruturas das cadeias alimentares, sucessões ecológicas e inter-relações entre predadores e presas.

Agroecologia

O conceito de agroecologia quer sistematizar todos os esforços em produzir um modelo tecnológico abrangente, que seja socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se proteje a vida toda e toda a vida, estabelecendo uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis. A rigor, pode-se dizer que agroecologia é a base científico-tecnológica para uma agricultura sustentável.

Ecofisiologia

A ecofisiologia pode ser interpretada como o estudo de como os organismos funcionam e respondem a mudanças em seus ambientes naturais. É um ramo da fisiologia comparativa que estuda a diversidade fisiológica em relação ao ambiente e suas implicações na ecologia dos organismos. Deste modo, o enfoque é bastante integrativo e a interpretação da fisiologia é feita levando-se em conta aspectos evolutivos, numa conjunção de dados comportamentais, morfológicos, ecológicos e fisiológicos.

Macroecologia

A macroecologia é um campo da ecologia que estuda as relações dos organismos com o ambiente em macro escalas espaciais para explicar e caracterizar padrões de abundância, diversidade e distribuição.


Fontes:

http://www.todabiologia.com/ecologia/ramos_ecologia.htm
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/agroecologia/conceitos_de_agroecologia.html
http://www.ib.usp.br/~rbrandt/EL/ecofisiologia.htm


Voltar ao Topo da Página