Conheçam os peixes abissais - Os habitantes das profundezas


+A +/- -A
Conheçam os peixes abissais - Os habitantes das profundezasNo artigo sobre os Ambientes aquáticos tratei de falar sobre os diversos aspectos que cada ambiente possui e sobre as zonas do biociclo marinho. Hoje iremos conhecer criaturas que vivem abaixo de 2.000 metros de profundidade, sem contato com a luz solar e em temperaturas em torno de 2 ºC, no maior ecossistema do planeta, a zona abissal.

Por viverem em condições extremas, esses seres desenvolveram sofisticadas estratégias de sobrevivência para driblar as condições de frio, escuridão, pouco alimento e dificuldades de reprodução. Algumas espécies apresentam luzes em seu próprio corpo, utilizadas para atrair parceiros e/ou atrair presas, já que a maioria destes indivíduos possuem hábitos carnívoros devido à ausência de algas nestas profundidades.

Esses seres apresentam bocas imensas e estômagos ainda maiores, devido à escassez de alimento, permitindo que eles se alimentem de indivíduos maiores que eles mesmos, garantindo fonte energética por um bom período de tempo.

Esses peixes são taxados de "esquisitos" devido à excentricidade que cada espécie apresenta para sobreviver. A espécie Gonostoma gracile, por exemplo, possui uma reprodução bastante incomum, na qual o indivíduo amadurece sexualmente como macho em um ano e, no ano seguinte, como fêmea.

Peixes abissais

Peixes abissais

Peixes abissais

Peixes abissais


Leia também: Ambientes aquáticos


Voltar ao Topo da Página