O que é ecossistema?


+A +/- -A
O que é ecossistema?
Muitas pessoas têm dificuldades para compreender as definições presentes na biologia. Por isso iremos desvendar uma delas, que é a definição de ecossistema.

Segundo a Fundação Marlim Azul, ecossistema é o conjunto dos seres vivos e do ambiente em que eles vivem, e todas as interações desses organismos com o meio e entre si. Uma floresta, um rio ou um jardim são exemplos de ecossistemas. Alguns cientistas consideram, inclusive, a biosfera um único e enorme ecossistema.

Os componentes básicos para um ecossistema são as comunidades vivas (biótico) e os elementos químicos e físicos do meio (abióticos). A parte biótica é formada por seres vivos (plantas, animais, micro-organismos), já a porção biótica é formada por substâncias orgânicas e inorgânicas, ar, água, gases e energia. Existem também as comunidades biológicas, que são subdivisões do ecossistema. Elas são compostas por duas ou mais populações de espécies interdependentes.

O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia. Suas dimensões podem variar desde uma poça d'água até a totalidade do planeta Terra, que pode ser considerado um imenso ecossistema composto por todos os ecossistemas existentes, a ecosfera.

Existem também os ecossistemas terrestres e os ecossistemas aquáticos, que possuem um funcionamento parecido, mesmo comportando formas de vida completamente diferentes, embora alguns possam compartilhar ou migrar de um meio para o outro.

Leia também sobre níveis de organização dos seres vivos
Leia também sobre ambientes aquáticos

Fontes: Fundamar e InfoEscola.

Voltar ao Topo da Página