O que é o pus e como ele se forma?


+A +/- -A
O que é o pus e como ele se forma?
Quando a pele humana sofre uma lesão, pode ocorrer infecções por bactérias. Nesse caso, verdadeiros exércitos de neutrófilos - um tipo particular de leucócito (glóbulo branco do sangue) - saem dos vasos sanguíneos e vão combater as bactérias invasoras. Esse processo de atravessar a parede dos capilares sanguíneos é denominado diapedese.

Os neutrófilos fagocitam ativamente as bactérias, mas acabam morrendo. Juntamente com as várias bactérias que ingeriram, eles formam os principais elementos encontrados no pus de ferimentos infeccionados.

Nessa fase, os monócitos, que são outro tipo de glóbulo branco, saem dos vasos sanguíneos e transformam-se em macrófagos.

Os macrófagos têm alta capacidade de fagocitose e dirigem-se ao local da infecção, onde ingerem bactérias invasoras, restos de células mortas e até mesmo os próprios neutrófilos já destruídos.

Além de participar desse processo de "limpeza" nos locais da infecção, os macrófagos também fagocitam restos de células mortas que encontram em nosso corpo.
Em outras palavras, o pus nada mais é do que os restos de bactérias e neutrófilos mortos resultantes dessa batalha entre eles no nosso organismo!


Pus


Visão geral da inflamação




Fonte: Lopes, S.; Rosso, S. Biologia. Volume único. Ed. Saraiva.

Voltar ao Topo da Página