Supervulcões - Uma ameaça à humanidade


+A +/- -A
Supervulcões - Uma ameaça à humanidade
O termo Supervulcão refere-se a um vulcão que produz os maiores e mais volumosos tipos de erupções na Terra. São vulcões com capacidade de gerar catástrofes globais e extinção em massa.

As crateras formadas por supervulcões são enormes e podem ter algumas dezenas de quilômetros de extensão, algumas sendo percebidas apenas por imagens de satélites.

Se pensava que uma erupção desses gigantes só aconteceria após terremotos ou outros fatores externos que quebrassem a crosta da Terra, permitindo que o magma escapasse. Contudo, segundo um estudo publicado na revista "Nature Geoscience", os supervulcões poderiam entrar em erupção bastando para isso apenas um acúmulo de pressão dentro do vulcão.

No passado, supervulcões e asteroides foram responsáveis por extinções em massa e mudanças de curto e longo prazo no clima. A erupção de um desses gigantes pode causar um fenômeno conhecido como "inverno vulcânico", que resfria a Terra devido ao bloqueio da luz solar pelas cinzas.

"Nós sabíamos que a hora estava passando, mas não sabíamos o quão rápido: o que seria preciso para desencadear uma erupção?" Indaga Win Malfait, pesquisador chefe da ETH, uma universidade de tecnologia e ciências naturais, em Zurique.

"Agora sabemos que não precisamos de nenhum fator extra. Um supervulcão pode entrar em erupção simplesmente por causa de seu enorme tamanho", acrescentou.

"Uma vez que a lava está derretida o suficiente, a erupção pode começar num estalar de dedos."

Supervulcões - Uma ameaça à humanidade

Supervulcões - Uma ameaça à humanidade


Fonte: O Globo e BBC Brasil.

Voltar ao Topo da Página