A história da meteorologia e os aparelhos meteorológicos


+A +/- -A
A história da meteorologia e os aparelhos meteorológicos
A primeira obra sobre meteorologia da humanidade foi escrita em 3.000 a.C. por um chinês. Em 300 a.C. o filósofo Theophraste publica "Os sinais do tempo", o primeiro livro de previsões da Europa. Mas foi durante a renascença que a meteorologia progrediu muito, pois em 1607, Galileu Galilei construiu o primeiro termoscópio (antecessor do termômetro), instrumento que permitia que os estudiosos pudessem perceber com mais clareza as mudanças no clima.

Um contemporâneo de Galileu, Torricelli, desenvolveu o barômetro, aparelho que mede a pressão atmosférica.  Em 1648, Pascal desenvolve a teoria de que a pressão diminui com a altitude e por tal razão haveria vácuo na atmosfera. A partir de então, muitos grandes inventos e idéias foram surgindo, e a meteorologia evoluiu muito.

A Organização Meteorológica Mundial surgiu em 1951, por determinação da ONU, para substituir a Organização Meteorológica Internacional. Nos tempos modernos, com a invenção de muitas tecnologias e os avanços dos sistemas de pesquisa, a meteorologia virou uma ciência muito mais completa e amparada por métodos capazes de realizar medições e detectar movimentos atmosféricos a longa distância.

Aparelhos meteorológicos


Termoscópio

Esse instrumento permite avaliar qualitativamente o aumento ou a diminuição de temperatura, por meio do deslocamento de uma substância termométrica no interior do tubo capilar.

Abrigo meteorológico

Encontra-se a uma altura padrão, de 1,5 metros e é construído por ripas de madeira branca, que permitem uma ventilação natural e ao mesmo tempo permitem criar condições de sombra aos equipamentos. Alguns instrumentos são contidos no seu interior, como os termômetros convencionais, os termômetros de máxima e mínima, o aparelho registrador (termo-higrômetro), o evaporímetro e o psicrômetro.

Anemômetro

Mede a velocidade do vento (em m/s) e, em alguns tipos, também a direção (em graus).

Barômetro

Mede a pressão atmosférica em coluna de milímetros de mercúrio (mm Hg) e em hectopascal (hPa).

Evaporímetro de Piché

Mede a evaporação em mililitro (ml) ou em milímetros de água evaporada a partir de uma superfície porosa, mantida permanentemente umedecida por água.

Heliógrafo de Campbel-Stokes

Aparelho que mede e registra a Insolação, ou seja, mede o intervalo de tempo de céu descoberto quando o Sol se encontra acima do horizonte (em horas).

Pluviômetro

Mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).

Pluviógrafo

Mede e registra a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).

Tanque evaporimétrico Classe A

Mede a evaporação em milímetros (mm) numa superfície livre de água.

Termômetros de solo

Indicam as temperaturas do solo, a diversas profundidades, em graus Celsius (°C).

Psicômetro

Mede a umidade relativa do ar de modo indireto em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido.

Termômetro de máxima e de mínima

O termômetro de máxima é responsável por registrar à maior temperatura diária, que ocorre normalmente a partir do 12:00, através do registro em seu tubo de mercúrio. É colocado normalmente na parte superior do suporte termométrico, em posição quase horizontal. O termômetro de mínima difere basicamente do termômetro de máxima através de seu elemento sensível registrador, que ao invés de mercúrio, utiliza o álcool, que arrasta um índice imerso, responsável por registrar a menor temperatura diária. Normalmente ocorre a partir das 04:00 indo até 06:00.

Termohigrógrafo

Registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%).

Termômetro analógico comum

Possui a função de registrar a temperatura momentânea do ambiente. Existem vários tipos de termômetros, sendo que cada qual possuirá variação em sua escala de precisão de acordo com os objetivos a que se destinam as observações. Numa estação meteorológica o equipamento fica no interior do abrigo termométrico, num local protegido da incidência direta da radiação solar. Os mais utilizados nas estações meteorológicas são os termômetros que utilizam como elemento sensível o mercúrio, em virtude de seu tempo de resposta às variações termais do ambiente.

Estação Meteorológica Automática

São estações automáticas equipadas com datalogger, sensores de temperatura e umidade, vento (velocidade e direção), radiação solar, pressão, temperatura no solo e pluviômetro.



Voltar ao Topo da Página