Por que o tratamento de algumas doenças como raiva e tétano é dar vacina?


+A +/- -A
Olá! Tem um aspecto da vacinação que nunca entendi e queria saber se vocês podem me explicar. Por que para algumas doenças (como raiva e tétano) o tratamento é dar vacina após a pessoa ter tido o contato com o agente causador da doença? (Luana Fischer - RS)
Luana, sua pergunta é bastante interessante e, certamente, é a dúvida de várias pessoas. Todos sabemos que a vacinação serve para prevenir ou amenizar várias doenças. As vacinas agem no corpo estimulando o organismo a produzir anticorpos que irão impedir a ação de vírus e bactérias.


No caso do tétano ou da raiva, a vacina não irá curar o indivíduo infectado, mas ajudará a atenuar a doença, ou ainda, a impedir que ela se manifeste, já que existe o período de incubação da doença, onde ela não apresenta sintomas. Mesmo assim, outros métodos são utilizados quando o paciente é infectado.

No caso do tétano


A vacina só serve para prevenir o tétano. Nos pacientes já contaminados e com sintomas, ela não apresenta utilidade. De qualquer modo, todo paciente com tétano curado deve ser vacinado, pois a infecção não confere imunidade e não protege o paciente de se contaminar novamente no futuro.

Para tratar o tétano, o primeiro passo é limpar bem a ferida que deu origem à contaminação, pois se ainda houver tecido morto ou corpo estranho, a bactéria pode permanecer ali alojada, produzindo toxinas indefinidamente. Os antibióticos não agem diretamente na doença, pois eles não têm ação direta sobre os efeitos neurológicos das toxinas. Porém, o seu uso está indicado para eliminar o Clostridium tetani, interrompendo, assim, a produção de toxinas. Os antibióticos mais usados são o Metronidazol ou a Penicilina G.

As imunoglobulina contra o tétano é uma espécie de antídoto, que serve para inativar as toxinas circulantes no sangue que ainda não chegaram ao sistema nervoso central. Quanto mais cedo ela for administrada, mais eficaz no controle da doença ela será.

No caso da raiva


Uma vez que o paciente tenha desenvolvido os sintomas da raiva, já não há tratamento eficaz. A taxa de mortalidade é de praticamente 100%. Felizmente, se por um lado praticamente 100% dos pacientes morrem após o início dos sintomas, por outro, há vacina e tratamento profilático com imunoglobulinas (anticorpos), que são altamente eficazes e impedem o desenvolvimento da raiva, se administrados em tempo hábil.

A profilaxia pré-exposição é o tratamento preventivo para os indivíduos que ainda não foram expostos ao vírus. A profilaxia pós-exposição é aquela que é feita somente após o indivíduo ter sofrido uma mordida de um mamífero. Existem vários esquemas de tratamento profilático, envolvendo vacinas e imunoglobulinas. Todo paciente agredido por animais deve procurar um posto de saúde o mais rápido possível para receber orientações sobre o tratamento.


Fontes:

http://www.mdsaude.com/2009/09/tetano.html
http://www.mdsaude.com/2009/08/raiva-humana.html


Voltar ao Topo da Página