Cisto no ovário - Causas, sintomas e tratamento


+A +/- -A
Cisto no ovário - Causas, sintomas e tratamento
A presença de cistos no ovário é bastante comum e raramente atrapalha a ovulação. A cirurgia só é indicada se o cisto tiver mais de 10 cm, com áreas sólidas e líquidas. Ele pode ser formar dentro, sobre ou fora do ovário e normalmente só aparece em um dos ovários. Surge quando ocorre algum descontrole hormonal, sendo mais comum em mulheres entre os 20 e 35 anos, portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica.

Existem vários tipos de cisto no ovário, os mais comuns são os chamados cistos funcionais, que se formam durante o processo de ovulação. A maioria dos cistos de ovário não causa sintomas e acaba por desaparecer espontaneamente após algumas semanas. Portanto, muitas mulheres têm cistos de ovários e nem sequer ficam sabendo. Em geral, os cistos ovarianos não causam infertilidade nem provocam alterações menstruais. O endometrioma é uma das exceções.

Nas mulheres jovens, em idade fértil, a maioria dos cistos não requer nenhum tratamento, pois causam poucos ou nenhum sintoma e desaparecem sozinhos após 1 ou 2 meses. Uma reavaliação ultrassonográfica após 8 semanas é geralmente indicada para o médico avaliar se o cisto sumiu ou aumentou de tamanho neste intervalo.

Se o cisto for grande, geralmente maiores que 5 cm e com crescimento contínuo, causarem sintomas muito intensos ou, principalmente, se tiverem uma aparência suspeita aos exames de imagem, a cirurgia para retirada do cisto ovariano é um opção a ser levada em conta.


Fontes:

http://www.mdsaude.com/2014/04/cisto-no-ovario.html
http://www.significados.com.br/cisto/


Voltar ao Topo da Página