Regeneração das fibras nervosas (neurônios)


+A +/- -A
Regeneração das fibras nervosas (neurônios)
Os neurônios, assim como as células musculares do coração, não se dividem mais depois de diferenciados. Desse modo, se forem destruídos, não são mais repostos.

No entanto, os prolongamentos dos neurônios podem, dentro de certos limites, sofrer regeneração, desde que o corpo celular não tenha sido destruído.

Quando um axônio (prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular) é cortado acidentalmente, o que ocorre em casos de ferimento na pele, a região que fica ligada ao corpo celular é chamada coto proximal, e a que fica separada é chamada coto distal. Este último degenera e é fagocitado pelos macrófagos, que limpam a região lesada. Já o coto proximal cresce e se ramifica.

Ao mesmo tempo células que formam a bainha de mielina do coto distal modificam-se e proliferam, originando colunas celulares que servirão de guia para os ramos que estão crescendo a partir do coto proximal. Quando um desses ramos penetra nessa coluna, ele regenera completamente o axônio.

Quando o espaço entre o coto proximal e o distal é muito grande ou quando ocorre uma amputação, os ramos do coto proximal crescem desordenadamente, entrelaçam-se e formam uma estrutura muito sensível à dor, chamada neuroma de amputação.



Voltar ao Topo da Página