
Essa infecção aparece na boca com o aspecto de um restinho de leite que não sai. No períneo ela costuma se manifestar na forma de bolinhas avermelhadas, que geralmente não geram incômodo, mas em casos mais graves, podem causar dor, irritação e coceira.
O Candida albicans é um fungo que gosta de locais úmidos, por isso ele costuma estar presente em bicos de mamadeiras ou chupetas não higienizados corretamente e nas fraudas.
Esse fungo costuma aproveitar-se de um sistema imunológico baixo para se manifestar, por isso as crianças que ainda usam fraudas, chupetas e mamadeiras, principalmente as mais novas, já que elas costumam colocar qualquer coisa na boca são as mais vulneráveis a contrair sapinho.
Para evitar que uma criança contraia essa infecção é importante estar sempre atento à higienização de tudo que vai à sua boca. Além disso, arejar áreas cobertas pela frauda ajuda a evitar a formação de um ambiente amistoso ao fungo. Uma dica é trocar a frauda úmida da criança o quanto antes.
É importante sempre buscar um médico, pois ele irá indicar o melhor tratamento para essa infecção. É fundamental que não se mexa, raspe ou cutuque a área infectada, do contrário, pode-se agravar o problema.
Fonte: Bebê.com.br.