A Verdade Sobre os Morcegos - Reprodução


+A +/- -A
A Verdade Sobre os Morcegos -  Reprodução
Nesta postagem final sobre nossos mamíferos voadores iremos compreender mais sobre sua reprodução.

O padrão reprodutivo é fortemente controlado por fatores externos, como: clima e disponibilidade de alimento, uma vez que as necessidades energéticas durante a gestação e a manutenção dos jovens, pela amamentação, são altas (Altrigham, 1996). Deste modo, os morcegos podem apresentar padrão reprodutivo monoestral, biestral ou poliestral

Igualmente a todos os mamíferos placentários, o filhote se desenvolve no útero da mãe (Bredt et al.,1998). A maioria dos quirópteros apresenta um filhote por gestação, que pode variar, entre as espécies, de dois a sete meses (Reis et al., 2007). Um pequeno grupo de morcegos insetívoros gera de dois a três filhotes por gestação, que pode compreender de dois a três meses, enquanto que morcegos fitófagos apresentam de três a cinco meses de gestação. Já os morcegos hematófagos têm o período mais longo de gestação, sete meses (Bredt et al.,1998; Reis et al., 2007).

A Verdade Sobre os Morcegos -  Reprodução

Referências

Altringham, J.D, 1996. Bats. Biology and Behaviour. Oxford, Oxford University Press; (1-4)
Bredt, A; Araújo. F.A.A; Caetano Júnior, J ; Rodrigues, M.G.R . Ioshzana, M; Silva, M.M.A; Porto, V.R.A; Uieda. W, 1998: Morcegos em áreas urbanas e rurais. Manual de Manejo e Controle. Brasília-DF, Funasa; (7-15).
Reis, N. R; Peracchi A.L; Pedro, W. A.; Lima, I. P, 2007; Morcegos  do Brasil, Londrina, PR,  (17-25).


Voltar ao Topo da Página