Por que coelhos simbolizam a Páscoa?


+A +/- -A
Por que coelhos simbolizam a páscoa?
O comércio nesta época do ano usa o coelho como símbolo da Páscoa, atrelando-o à venda de ovos de chocolate. Mas coelhos não botam ovos! Então qual o real motivo deste animal estar relacionado à ovos de chocolate e como os ovos passaram a ser incluídos na festa?

Os coelhos são mamíferos roedores que se reproduzem de forma rápida. Por isso são considerados símbolo de fertilidade. Seu período de gestação não passa de quarenta dias, podendo nascer de dois a nove filhotes. Os filhotes não enxergam, não ouvem e não têm pêlos. Eles são mantidos no ninho que a mãe cava no solo, onde ela permanece sempre por perto para protege-los.

No início, as pessoas se presenteavam com ovos de verdade, pintados e decorados. Somente mais tarde confeiteiros franceses começaram a fabricar ovos de chocolate e o costume passou a ser imitado em diversas partes do mundo.

A partir daí o coelho passou a ter sua imagem atrelada à Páscoa, tendo vista sua simbologia de fertilidade e, consequentemente, vida. Apesar disso, as histórias sobre a aparição do coelho na Páscoa variam.


Voltar ao Topo da Página