Por que todo mundo faz a mesma cara quando está irritado?


+A +/- -A
Por que todo mundo faz a mesma cara quando está irritado?
Se você vê alguém com a testa franzida, os lábios franzidos e as narinas dilatadas, é fácil dizer que essa pessoa está com raiva. De fato, os seres humanos evoluíram com uma cara de brava universalmente reconhecível, não só para avisar outros de iminente agressão, mas também para ajudar a resolver conflitos mais rápido, sugere nova pesquisa.

O estudo mostrou que cada um dos sete grupos musculares faciais envolvidos na criação de uma expressão de raiva faz com que uma pessoa com raiva pareça fisicamente mais forte que as outras, em comparação com o mesmo rosto sem as contrações musculares, .

No entanto, os cientistas discordam sobre se a psicologia humana, como a reação das pessoas a uma cara de brava, é o resultado da evolução . Teorias no campo da psicologia evolutiva são difíceis de testar, e há muito debate sobre o papel dos genes, aprendizagem, socialização e cultura em psicologia evolutiva.

Ainda assim, os pesquisadores do novo estudo apontaram uma pesquisa anterior que sugere que a raiva evoluiu em humanos para incentivar a negociação mais eficaz e compromisso.

"Mesmo as crianças cegas fazem o mesmo rosto sem nunca ver a expressão", disse Aaron Sell, principal autor do estudo e professor da Escola de Criminologia da Universidade de Griffith, na Austrália.

E outros animais têm formas semelhantes de exibição da raiva e agressão , disse Sell. Por exemplo, babuínos mostram suas presas para os rivais.

"Mas os humanos não lutam com seus rostos", disse Sell, de modo que os pesquisadores queriam descobrir por que esse tipo de expressão facial evoluiu.

No estudo, os cientistas examinaram se uma expressão facial com raiva pode enfatizar a força de uma pessoa e, por sua vez, fazer o olhar individual com raiva mais intimidante e capaz de infligir danos.

Os pesquisadores usaram uma imagem gerada por computador do rosto de um homem, e entortou os recursos. Para o primeiro teste, a equipe criou uma foto do rosto com uma sobrancelha reduzida, o que é uma característica de um cara de brava, e outra foto com uma sobrancelha levantada, e pediu que os participantes do estudo julgassem qual rosto parecia mais forte fisicamente.

Eles descobriram que a mudança na testa não fez qualquer cara parecer "irritado", mas as pessoas que olhavam para as fotos relataram que a imagem com a testa mais baixa parecia que pertencia a um homem fisicamente mais forte.

Os investigadores seguiram os mesmos passos para cada uma das outras características de uma expressão irritada, incluindo maçãs do rosto elevadas (como em um grunhido), lábios diluídos, boca levantada, e etc. Eles descobriram que, quando adicionado mesmo apenas um desses recursos aos rostos gerados por computador, os participantes do estudo relataram que o rosto parecia mais forte fisicamente .

"A raiva é desencadeada pela recusa em aceitar a situação, e o rosto se organiza imediatamente para fazer propaganda para a outra parte dos custos de não tornar a situação mais aceitável", John Tooby, co-diretor da Universidade da Califórnia, Santa Barbara Centro de Psicologia Evolutiva, que também trabalhou no papel, disse em um comunicado .O estudo mostra que "nenhuma característica do rosto com raiva parece ser arbitrária; todos eles oferecem a mesma mensagem", disse ele.

Futuras pesquisas são necessárias para explorar por que esses grupos musculares específicos constituem uma expressão irritada.


Fonte: http://www.livescience.com/47688-universal-angry-face-explained.html


Voltar ao Topo da Página