Por que as roupas sintéticas de ginástica fedem?


+A +/- -A
Por que as roupas sintéticas de ginástica fedem?
Você já percebeu que suas roupas sintéticas de ginástica emitem um cheiro horrível depois de um treino duro? O mau cheiro é real, e há uma razão para isso, é o que mostra um novo estudo da Applied and Environmental Microbiology.

Os cientistas pediram aos voluntários para cheirar camisetas de algodão e poliéster que pessoas saudáveis ​​usaram em um treino intenso, com duração de uma hora, mas não até que as camisas suadas tivessem sido "incubadas" durante 28 horas. Deixando as camisas ensopadas, favorecia-se a proliferação de bactérias no tempo necessário para quebrar os ácidos graxos encontrados no suor até as menores moléculas de ar que nos fazem feder.

Depois de determinar que as camisas de poliéster tinham, de fato, o pior cheiro em comparação com as de algodão, os pesquisadores levaram um olhar microscópico ao tecido para determinar o motivo.

Eles descobriram que as bactérias micrococcus são as principais culpadas, pois crescem muito melhor em poliéster que em algodão, provavelmente porque a umidade não é absorvida, mas sim armazenada entre as fibras sintéticas. A equipe agora está tentando determinar exatamente por que o poliéster é um bom refúgio para micrococcus. Enquanto isso, eles recomendam que frequentadores de academias preocupados com seu odor corporal mudem para roupas de algodão.


Fonte: http://news.sciencemag.org/biology/2014/09/why-your-gym-clothes-stink


Voltar ao Topo da Página