Você sabia que metade da água da Terra formou-se antes do sol nascer?


+A +/- -A
Você sabia que metade da água da Terra foi formada antes do sol nascer?
Essa é uma boa notícia para os caçadores de vida extraterrestre. De acordo com um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores que estudam a origem da água no nosso sistema solar, a água pode ser mais difundida em sistemas planetários do que se pensava, concluiu-se que cerca da metade da água encontrada em nosso planeta formou-se antes que o sol nascesse, ou seja, na nuvem de poeira e gás que foi a progenitora do nosso sistema solar.

Se a água pode formar-se em abundância em tais nuvens, então ela pode ser encontrada em toda parte. Nosso sistema solar está repleto de água. Além da Terra, a água é encontrada na Lua, Marte, Mercúrio, cometas e nas luas geladas dos planetas gigantes. Mas de onde ela vem?

Para responder a essa pergunta, uma equipe liderada pelo astrônomo L. Ilsedore Cleeves da Universidade de Michigan, Ann Arbor, focou no deutério, uma forma pesada de hidrogênio, que foi criado no Big Bang, juntamente com o hidrogênio normal. Existe cerca de 26 átomos de deutério para cada milhão de átomos de hidrogênio em todo o universo, mas é seis vezes mais prevalentes na água na Terra e em outros corpos do sistema solar. Cientistas concluem que, quando a água foi formada, a reação criada rica em deutério "água pesada" foi ligeiramente mais rápida do que a criação normal de água, de modo que a proporção de deutério na água aumentou.

Contudo, o enriquecimento de deutério acontece apenas sob certas condições: Tem que ser muito frio (apenas algumas dezenas de graus acima do zero absoluto), mais você precisa de oxigênio e algum tipo de radiação ionizante para obter a reação em curso.

Ainda assim, há um ponto de interrogação sobre se esta água interestelar poderia sobreviver à violência do nascimento do sol. Para descobrir, Cleeves e seus colegas procuraram determinar se as mesmas reações de formação da água poderiam ter ocorrido após a formação do Sol, no disco protoplanetário de gás e poeira a partir do qual os planetas se formaram. Esse disco iria oferecer baixas temperaturas e um suprimento de oxigênio, mas haveria radiação ionizante suficiente?

A equipe construiu um modelo detalhado dos processos químicos da água, criando um disco protoplanetário. Grande parte dos raios cósmicos desviaram-se para fora do campo por partículas que fluem para fora da estrela magnética, mas existem outras fontes de radiação: raios-x da estrela e radionuclídeos de vida curta no disco. Essas fontes de radiação simplesmente não produziram água pesada rápido o suficiente . "Descobrimos que a água pesada não se forma em abundância durante mais de um milhão de anos", diz Cleeves.

Na verdade, a equipe estima que até 50% da água agora na Terra pode ter existido desde antes do nascimento do sol 4,5 bilhões de anos. E isso é uma boa notícia para outros sistemas planetários. Por isso é provável que haja água em todos os lugares à espera de planetas para formar. "À medida que o número de sistemas planetários confirmados aumenta, é reconfortante saber que ... a água está disponível", diz Cleeves.

"Este é um resultado muito interessante. Estivemos debatendo isso há anos, se ou não os gelos têm uma herança interestelar ", diz o astrofísico Karen Willacy do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. Ela diz que outros grupos têm tentado modelar o colapso de nuvens em sistemas planetários para ver se o gelo iria sobreviver, mas "com vários resultados, que nem sempre concordam", diz Willacy. "Esta é uma abordagem muito mais simples , apenas utilizando a química que é bem compreendida."


Fonte: http://news.sciencemag.org/earth/2014/09/half-earths-water-formed-sun-was-born


Voltar ao Topo da Página