Cursar ou não Biologia?


+A +/- -A
Olá, estou numa duvida cruel, então estou tentando interagir com varios biólogos antes de fazer a minha decisão de fato.Moro em MT e encontrei o seu site por um feliz acaso.
É fascinante a biologia e as suas formas de vida, a própria etimologia do nome ja é maravilhosa. Porém não sou hipócrita, eu quero ganhar dinheiro no que faço, viso não só o curso, mas como também o salário.
Deve saber melhor do que eu, como é discriminado um biológo, pelo menos principalmente pelos meus pais, que acham uma profissão sem futuro para quem não tem dinheiro, porque eu sei que se quero realmente atuar na area de genética ou pesquisa em campo, não posso ficar no centro-oeste, tenho que ir para fora e sabe lá deus como vou me bancar. Mas a questão é, eu queria que você me dissesse se realmente posso confiar neste curso, e que não ficarei desempregada após graduada.
Ainda tem um fator determinante, meu pai se preocupa de mais com meu futuro, e ele não quer me bancar, não tem como, pois a faculdade é integral, ele quer que eu opte por escolher um outro curso, como administração, fazer um concurso publico e só depois, como ele mesmo diz "estiver andando com as próprias pernas" que farei quantos cursos quiser.
Tem outra questão também, no meu Estado só tem Bilogia licenciatura, o bacharel só tem em universidade particular (UNIC).
Então eu penso: quero fazer federal, então será que da pra fazer a licenciatura, mas visando as pesquisas de fato? ou não tem muita coisa a ver alguem que quer bacharelado optar por licenciatura por não ter na UFMT.
Demais comentários, conselhos ou adversões, ficarei agradecida se puder dar. (
Isabella Alvarez de Cuiabá - Mato Grosso)
Cursar ou não Biologia?
Sempre que sou perguntado sobre este assunto, costumo responder a mesma coisa, pois tenho como filosofia de vida fazer aquilo que gosto independente de ganhos ou pressões externas. Quando se faz algo por amor, certamente aquilo será feito da melhor maneira possível e você buscará sempre a perfeição, porém, quando fazemos algo por pura e simples pressão, seja de amigos ou familiares, chegaremos ao ponto de nos tornarmos profissionais frustrados e cansados, e a satisfação e felicidade de atuar naquilo com o qual fomos agraciados por vocação, não há dinheiro que pague.

Esta é minha visão e opinião com relação a fazer algo por dinheiro ou vocação, mas desde já deixo bem claro que a decisão deverá ser tomada única e exclusivamente por você! Não deixe que te influenciem, faça somente aquilo que você sabe que não te trará arrependimentos!

Com relação a ganhos, você tem toda a razão. Ainda hoje o biólogo é um profissional mal pago, mas isso dependerá dos seus objetivos, sonhos e metas nesta profissão. Somos nós que escrevemos nosso futuro através dos atos do presente. Aprendi que não basta apenas estar no lugar certo na hora certa, você precisa ser a pessoa certa! Não há sorte, há apenas, mérito!

Você poderá formar-se em biologia, mas não espere ganhar muito. Para isso, você precisará fazer especialização em alguma área, saiba que existem profissionais muito bem pagos, pois atuam em áreas carentes ou muito valorizadas no mercado e você só saberá a área de sua especialização ao cursar os primeiros semestres de biologia. No decorrer do curso você irá se encontrar e decidir seguir carreira naquilo que mais se identifique, ou simplesmente, escolher as áreas que pagam melhor! A decisão é sempre sua, mas o sucesso dependerá de metas, trabalho e, principalmente, dos seus sonhos.

Existem pessoas muito bem sucedidas financeiramente vendendo doces ou mesmo criando galinhas. O sucesso não está na área escolhida, mas na profissional que você se tornará e nas oportunidades que não deixará escapar.

Com relação aos seus pais, não há outro jeito. Isso será uma questão de conversa, pois você precisará combinar com eles como será sustentada durante o curso. Sair do estado é algo que você só poderá saber no decorrer do curso. Há vagas muito boas em diversos estados do país e fora também, tudo será mediado pelo seu conhecimento e caminhada no curso. Mas tenha a certeza de que se este é o seu sonho, não se arrependerá de cursar biologia.

Você pode até optar por outro curso e prestar concurso para só depois cursar biologia, mas eu te faço uma pergunta: o que você fará quando tiver uma vida estável, um salário fixo e não puder abrir mão disso para realizar o desejo de cursar biologia?

Novamente repito, a decisão é única e exclusivamente sua! Lembre-se que futuramente, caso escolha cursar biologia licenciatura, poderá prestar concurso e tornar-se professora em universidades, cargo este que paga muito bem! Tudo é uma questão de escolhas, mas para fazer essas escolhas você precisa ter em mente suas metas e objetivos, para então decidir o caminho a seguir que te levará a alcançá-los.

Escolher entre licenciatura e bacharelado em biologia também foi uma dúvida cruel para mim, mas depois de muito pesquisar compreendi que somente após o término do curso é que saberei exatamente o que serei. A biologia abrange muitas áreas e possíveis profissões, você pode cursar licenciatura e especializar-se em um ramo que atue com pesquisa! É certo que cursando licenciatura, você será formada para dar aulas, mas poderá também especializar-se em áreas que envolvam pesquisa. Contudo, se você escolher bacharelado atuará exclusivamente com pesquisa.

Essa é minha contribuição para você. Espero que tome sua decisão com sabedoria!



Voltar ao Topo da Página