Segundo o site Gizmodo, "No mundo do café, tem havido alguns rumores sobre uma possível escassez. Ainda que não tenhamos chegado a esse ponto e das ameaças, continuam as notícias de que há grande possibilidade para que isso ocorra."
O Brasil é o país campeão mundial na produção de café, e este ano sofremos uma perda de cerca de 5 milhões de sacas devido à seca que assola parte do país. Embora a produção mundial deste ano tenha sido um pouco maior que a do ano passado. Ao que parece, novos recordes estão longe de serem batidos, pois a cada ano, devido às mudanças climáticas, a produção de café tem caído, enquanto o consumo mundial tende a crescer.
O Brasil é responsável por um terço da produção mundial de café e o segundo colocado no ranking, o Vietnã, não chega a produzir nem metade do que o Brasil produz hoje, cerca de 50 milhões de sacas por ano. Ou seja, devido aos problemas climáticas que o maior produtor de café do mundo tem sofrido levando à perda de milhões de sacas a cada ano e o aumento do consumo mundial, é inevitável dizer que viveremos uma escassez global de café mais cedo ou mais tarde.
Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/escassez-mundial-cafe/
Foto: Reprodução/Twitter