Peixe-boi: mamífero aquático ameaçado de extinção


+A +/- -A
Peixe-boi: mamífero aquático ameaçado de extinçãoO peixe-boi é um mamífero aquático da Ordem Sirenia, que atualmente reúne apenas quatro espécies, todas ameaçadas de extinção: o peixe-boi-marinho, o peixe-boi-da-amazônia, o peixe-boi-africano e o dugongo.
Ele é um dos símbolos da luta dos cientistas e da população que já aprendeu a amar e respeitar a vida, para salvar espécies em extinção.

Existem duas espécies de peixe-boi-marinho reconhecidas pelos cientistas: a Trichechus manatus manatus, cuja ocorrência histórica era desde a região costeira do Espírito Santo até o Amapá e hoje está restrita apenas ao litoral de Alagoas até o Amapá, e a Trichechus manatus latirostris, encontrada no golfo do México e na Flórida, onde é conhecida por manati. Animal dócil, herbívoro, que chega a medir cerca de 4,5 m de comprimento. O peixe-boi-marinho passa até 8 horas por dia alimentando-se de algas e plantas aquáticas. Ele necessita comer o equivalente a 10% do seu peso.

O peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) é endêmico da bacia Amazônica, ou seja, só nasce e se reproduz nas águas doces da maior floresta tropical do mundo. É o menor dos sirênios, medindo cerca de 2,8 m de comprimento.

O peixe-boi-africano (Trichechus senegalensis) é restrito às regiões costeiras do oeste do continente africano, do Senegal até Angola. Já o dugongo (Dugong dugong) é restrito às faixas litorâneas dos oceanos Índico e Pacífico.

A situação dessas quatro espécies é alarmante, mas a do peixe-boi-marinho é ainda mais crítica. A caça indiscriminada e alterações no habitat natural dessa espécie levaram ao desaparecimento quase total do peixe-boi-marinho no litoral brasileiro. Para impedir que esse animal desapareça rapidamente da natureza foi criado, no início da década de 1980, o Projeto Peixe-boi, com sede na ilha de Itamaracá. Graças a esse projeto estão sendo levantadas muitas informações sobre a reprodução e o modo de vida desses animais, dando esperanças de que ele não desapareça para sempre.

Peixe-boi-da-amazôniaO peixe-boi-da-amazônia teve sua caça proibida desde 1967, mas ainda é caçado. Seu couro é retirado e utilizado em diversos artigos, como correias, e sua carne é fatiada para uso na alimentação humana. Dados do IBAMA indicam que cerca de quinhentos animais são mortos por ano. Sua população já está tão reduzida, que não sustenta nem a captura para subsistência, de modo que mesmo populações ribeirinhas que têm no peixe-boi uma fonte de alimento não disporão desse recurso num futuro muito próximo.

O desaparecimento do peixe-boi-da-amazônia em certos locais tem causado perturbações ambientais. Esses animais, por serem herbívoros, alimentam-se de vegetação aquática e em grande quantidade, de modo que contribuem para o equilíbrio da densidade dessa vegetação. Com a ausência desse animal, em alguns lugares da Amazônia verifica-se um processo chamado tapagem, em que bocas de lagos e igarapés são tomadas por capim.

Se não forem tomadas medidas urgentes, não só o peixe-boi-marinho como também o peixe-boi-da-amazônia poderão aumentar a lista dos animais banidos do planeta pelas ações imprudentes do ser humano.

Adaptado de: Peixe-boi, a história da conservação de um mamífero brasileiro, DBA, 2002.

Voltar ao Topo da Página