A Gediany Ferreira de Bragança-PA fez a seguinte pergunta: "Encontrei esse caracol na cidade de Castanhal-PA e gostaria de saber a espécie?".
Gediany, esse é um caramujo-gigante-africano (Achatina fulica). Ele foi introduzido no Brasil como alternativa econômica ao escargot (Helix aspersa).
Nosso amigo é nativo do leste-nordeste da África. Os adultos podem medir 18 cm de concha e pesar 500 g. Por serem hermafroditas, os indivíduos desta espécie podem realizar até cinco posturas por ano, podendo atingir de 50 a 400 ovos por postura.
As fotos indicam que ele foi encontrado durante o dia, contudo, é durante a noite ou logo após as chuvas que ele sai para se alimentar e se reproduzir.
Essa espécie chegou ao Brasil na década de 1980, mas uma segunda introdução da espécie no país teria ocorrido em meados de 1990. Devido à desinformação dos criadores, que soltaram essa espécie nas matas, ela acabou se tornando uma praga agrícola, já que sua reprodução é rápida e não possui predadores naturais no Brasil.
Atualmente, esses caramujos podem ser encontrados em todo o país e podem transmitir ao ser humano o verme Angiostrongylus cantonensis, causador de meningite. Por isso, tome cuidado e evite o contato direto com eles.
Fonte: Notícias malacológicas.