Cacau em pó previne o envelhecimento precoce e muito mais


+A +/- -A
Cacau em pó previne o envelhecimento precoce e muito mais
O cacau, matéria-prima do chocolate, produz no organismo um neurotransmissor chamado serotonina, responsável por uma sensação de bem-estar. O fruto tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Por isso, nos sentimos mais felizes e menos estressados quando comemos um pedacinho de chocolate.

Consumir o cacau em pó e sem açúcar é o jeito mais adequado e saudável de favorecer o organismo. O alimento é rico em vitaminas C e E, e contém muitas fibras e minerais como ferro, potássio e sódio. Os fitoquímicos e flavonoides antioxidantes deste mantimento combatem os radicais livres e garantem maior saúde cardiovascular, além de prevenir o envelhecimento precoce e regular a flora intestinal.

Pessoas em dieta também podem enxergar o cacau em pó como parceiro. O alimento é rico em polifenóis, uma substância ligada à queima de gordura. Outra vantagem é a presença de fósforo, magnésio e cálcio, que colaboram para a formação de tecidos, ossos e nervos.

Por melhorar o fluxo sanguíneo cerebral, o cacau em pó contribui para o bom funcionamento do sistema cognitivo. Ele também auxilia pessoas diabéticas, pois aumenta a ação da insulina no corpo humano. A presença da catequina no alimento é importante, pois esse fitonutriente ajuda a controlar a pressão arterial.

O fruto em pó pode ser encontrado para compra tanto em supermercados como em lojas de produtos naturais. Para que a experiência seja a mais saudável possível, é bom que o consumidor prefira o cacau em pó livre de açúcar e gorduras. Também é necessário evitar misturá-lo com bicarbonato de sódio, pois isso reduz os componentes ativos do fruto. Já o leite não deve ser aliado ao alimento, pois diminui a absorção dos flavonoides.

O cacau em pó possui cafeína, que pode causar insônia e até problemas gástricos. Além disso, a presença de oxalato pode contribuir para o surgimento de cálculo renal. Por isso, mesmo sendo bom para a saúde, é sempre adequado consultar um médico nutrólogo para saber a quantidade certa do alimento recomendada para um dia.


Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/20052-cacau-em-po-garante-maior-saude-cardiovascular

Voltar ao Topo da Página