Os últimos sobreviventes do planeta serão micróbios


+A +/- -A
Os últimos sobreviventes do planeta serão micróbios
Usando simulação por computador, pesquisadores da University of Saint Andrews, na Escócia, criaram um modelo de como será o planeta dentro de bilhões de anos. Eles descobriram que, à medida que o Sol fica mais quente e mais brilhante, somente micróbios poderão tolerar as condições extremas que as mudanças provocarão.

"Não haverá muito oxigênio, então (os micróbios) terão que sobreviver em ambientes com pouco ou zero oxigênio, alta pressão e alta salinidade - por causa da evaporação dos oceanos", disse um dos integrantes da equipe escocesa, o pesquisador Jack O'Malley James.

O futuro da vida na Terra está vinculado ao do Sol, que, com o passar do tempo, vai ficar cada vez mais quente e luminoso. Dentro de um bilhão de anos, o calor será tão intenso que os oceanos vão começar a evaporar. Isso, aliado a uma queda nos índices de oxigênio, levaria a uma rápida perda de plantas e animais maiores. Logo depois, um grupo de micróbios chamados extremófilos será a única forma de vida que restará.

Esses minúsculos organismos podem ser encontrados hoje na Terra em ambientes hostis, como a Bacia dos Gêiseres no Parque Nacional Yellowstone, em Wyoming, Estados Unidos. No final, as condições no planeta serão tão ruins que até os extremófilos desaparecerão e dentro de 2,8 bilhões de anos, não restará qualquer vida na Terra.



Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130702_microbios_sobreviventes_terra_mv.shtml


Voltar ao Topo da Página