Bicho da goiaba


+A +/- -A
As frutas são alimentos deliciosos, a goiaba, por exemplo, é uma das frutas mais consumidas na minha região. Na zona rural da cidade onde moro é muito comum encontrar goiabeiras, mas é muito ruim encontrar pequenos bichinhos dentro do fruto. Isso realmente acaba com a vontade de saborear este alimento.
O bicho da goiaba nada mais é do que a larva de uma mosca conhecida como mosca-das-frutas. Essa mosca pertence à família Tephritidae da ordem Diptera.

A fêmea deste inseto perfura a casca da goiaba através de um prolongamento no abdômen e põe seus ovos lá dentro. Os ovos, então, irão eclodir e as larvas penetrarão no fruto e se alimentarão da polpa por cerca de duas semanas. Quando o fruto apodrecer, ele irá cair da árvore e as larvas irão penetrar no solo. Ali elas se transformarão em casulos e permanecerão assim por mais duas semanas até se tornarem moscas, dando continuidade ao seu ciclo de vida.

Algo bem interessante é que se você comer estas larvas, embora sejam nojentas, elas não te farão mal, pois elas possuem as mesmas propriedades da goiaba, já que, desde o nascimento, a polpa da fruta é seu único alimento.

Bicho da goiaba

Bicho da goiaba

Goiaba
Bicho da goiaba

Fonte: Ciência Hoje e Diário do Grande ABC.


Voltar ao Topo da Página