De que são feitos os seres vivos?


+A +/- -A
De que são feitos os seres vivos?
Toda matéria é feita de átomos. Se representarmos o átomo como uma pequena esfera, seu diâmetro será, em média, 10 milhões de vezes menor que um milímetro.

O átomo possui em seu centro partículas com carga elétrica positiva, os prótons; e partículas sem carga elétrica, os nêutrons. E ao redor da região central circulam os elétrons, com carga elétrica negativa.

Os átomos podem se ligar uns aos outros, formando moléculas. Você sabia que em um grama de água há 30 sextilhões (3 x 10²²) de moléculas de água?
"Não pense que os  seres vivos são formados por um simples amontoado de substâncias orgânicas e minerais. As substâncias e as diversas partes dos seres vivos estão muito bem organizadas. Como se diz popularmente, é 'um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar".

A célula é a unidade fundamental dos seres vivos, sendo capaz, por exemplo, de se nutrir, crescer e se reproduzir. Ela é formada pela reunião de uma enorme quantidade de moléculas orgânicas e inorgânicas.
Alguns seres vivos como as bactérias são formados por uma única célula (seres unicelulares), mas a maioria dos seres vivos é composta por muitas células (seres pluricelulares). O corpo humano, por exemplo, contém cerca de 60 trilhões de células.

Assim como as moléculas se reúnem formando as células, quando as células se reúnem em grupos elas formam um tecido. Os tecidos por sua vez podem se reunir formando órgãos e estes se organizam em sistemas. Por fim, o conjunto de sistemas forma um organismo.

Fonte: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Volume 1. Ed. Ática.


Voltar ao Topo da Página