A origem dos vírus


+A +/- -A
A origem dos vírus
Ao analisarmos a origem dos vírus, poderíamos imaginar que eles, sendo formas tão simples de vida, teriam sido os primeiros seres a surgir na Terra. Contudo, sabemos que os vírus são totalmente dependentes de uma célula, já que são parasitas intracelulares obrigatórios, a qual invadem e passam a controlar em seu próprio benefício. Desta forma, fica difícil supor que os vírus teriam surgido antes das células hospedeiras.

Uma das hipóteses sobre a origem dos vírus propõe que seu material genético seja derivado de pequenos fragmentos do material genético de células, e que esses fragmentos mantiveram algum tipo de existência autônoma dentro da célula. Por seleção natural, esses fragmentos evoluíram para um tipo totalmente diferente de elemento genético: os vírus.

Ciclo líticoNa figura 1 da imagem ao lado vemos um vírus bacteriófago prestes a infectar uma bactéria; na figura 2 o vírus injeta seu material genético dentro da bactéria; na figura 3 o material genético se multiplica e começa a produção de proteínas virais; na figura 4 o material genético reunido às proteínas constitui novos bacteriófagos; na figura 5 a bactéria se rompe liberando novos vírus, que darão continuidade ao ciclo, conhecido como ciclo lítico.

É desta forma que os vírus infectam nosso organismo. Percebam que eles necessitam de uma célula hospedeira para sobreviver, por isso ainda há muita discussão para saber se os vírus são seres vivos. No artigo Estudando os vírus, abordei esse tema, onde esclareço as principais características dos vírus e o debate entre aqueles que defendem os vírus como seres vivos e os que os consideram apenas partículas infecciosas.

Fonte: Lopes, S.; Rosso, S. Biologia. Volume único. Ed. Saraiva.

Voltar ao Topo da Página