Aranha caranguejeira (Tarântula)


+A +/- -A




A Eliane de Souza de Belo Horizonte - MG fez a seguinte pergunta: "Oi boa tarde, uma aranha apareceu no meu banheiro, ela é da cor meio marrom, tem uns 7 centímetros com as patas, com pelos. Gostaria de saber mais informações sobre ela, pois me assustei muito, tenho crianças em casa, grata, aguardo uma resposta.".
Aranha caranguejeira (Tarântula)Eliane, a aranha em questão é uma aranha caranguejeira também conhecida como tarântula. É muito difícil dizer a espécie em específico, pois as fotos não dão uma boa noção. Qualquer coisa além de Theraphosidae será apenas chute.

A tarântula é uma espécie de aranha de grande porte que possui em média 20 centímetros, podendo chegar a medir até 30 centímetros de comprimento. As fêmeas podem viver até 20 anos e os machos vivem até 7 anos, já que eles morrem após o acasalamento. Ela possui um corpo coberto de pelos marrons, patas longas e duas garras.

As caranguejeiras são inofensivas aos seres humanos, já que não produzem substâncias nocivas ao homem. Seu sistema de defesa contra predadores consiste na produção de uma substância urticante nos pêlos, mas também produzem toxinas que, embora sejam fracas para o ser humano, podem ser perigosas caso a pessoa seja alérgica. Essas aranhas alimentam-se de pequenos animais, como insetos, sapos, rãs, ratos e até pequenas aves, além de serem canibais e poderem ficar vários dias sem comer. Elas possuem hábitos noturnos e vivem solitárias.

As tarântulas constroem suas tocas próximo às raízes de árvores e pedras, sua reprodução se dá através do acasalamento, onde o macho introduz esperma na fêmea, e esta produz de 50 a 200 ovos. Seus principais inimigos naturais são as vespas, já que estas podem até paralisar uma tarântula com seu ferrão e colocar seus ovos no corpo dela. Quando os ovos eclodem, as larvas de vespas se alimentam da tarântula ainda viva.


Aranha caranguejeira (Tarântula)

Aranha caranguejeira (Tarântula)

Aranha caranguejeira (Tarântula)


- Conheça as principais aranhas e escorpiões de interesse médico do Brasil

Fontes: Ninha.bio e Toda Biologia.

Voltar ao Topo da Página