O que é seleção sexual?


+A +/- -A
O que é seleção sexual?Outro importante trabalho de Darwin, A origem do homem e a seleção relacionada ao sexo, publicado em 1871, aborda uma variedade da seleção natural: a seleção sexual. Enquanto a seleção natural leva a uma adaptação do organismo ao meio em que vive, aumentando sua chance de sobrevivência, a seleção sexual relaciona-se com a adaptação do organismo às suas necessidades de obter um parceiro, garantindo sua reprodução.

Em muitas espécies de vertebrados, por exemplo, são as fêmeas que selecionam os machos, e o papel do macho é ser o mais atraente possível. Em aves, geralmente os machos apresentam plumagem mais colorida e vistosa do que as fêmeas e se exibem para elas em elaborado ritual, como é o caso das aves-do-paraíso. Essas aves constituem um exemplo real da teoria de seleção sexual proposta por Darwin.

Leia mais sobre as Aves-do-paraíso - Algumas das aves mais lindas do mundo

Entre os mamíferos pode ocorrer luta entre machos na disputa pela fêmea. Além disso, em muitos casos as fêmeas ainda decidem se ficam ou não com o vencedor da batalha. Ocorre, assim, uma seleção sexual em que os machos que apresentam características mais vantajosas para a reprodução são positivamente selecionados e, com isso, passam essas características aos descendentes.


Fonte: LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia, vol. único, p. 516, Ed. Saraiva, 2009-2011.

Voltar ao Topo da Página