Heterocromia - animais com olhos de cores diferentes


+A +/- -A
Heterocromia - animais com olhos de cores diferentesA heterocromia é uma característica hereditária muito comum em gatos, cachorros e cavalos. Trata-se de uma condição genética onde o indivíduo apresenta cores diferentes nos olhos.

Existem três tipos de heterocromia: a completa, onde um olho tem cor diferente do outro; sectorial ou parcial, onde há duas cores diferentes em um só olho; ou central, onde há um "anel" de cor diferente da íris e que circula a pupila.

A heterocromia pode ser causada por quimerismo (termo utilizado na biologia para se referir a indivíduos que apresentam células geneticamente diferentes), mosaicismo (termo utilizado na biologia para se referir a indivíduos que apresentam células geneticamente iguais à inicial e por células derivadas da mesma), herdada de pais para filhos ou causada por ferimentos ou doenças, como a neoplasia, porém, esta última só ocorre em casos extremos. É importante lembrar que essa condição é muito incomum na espécie humana, sendo mais evidente no gênero Canis.

Heterocromia em humanos

Heterocromia em gatos

Heterocromia em cães




Voltar ao Topo da Página