Definições
O
autismo é uma doença psiquiátrica rara e grave da infância – Síndrome de Kanner
– autismo infantil – caracterizado por um desenvolvimento intelectual
desequilibrado, que afeta também a capacidade de socialização. Pode-se dizer
que é uma anormalidade grave, caracterizada por severos problemas ao nível da
comunicação, do comportamento e por uma grande incapacidade em relacionar-se
com as pessoas de uma forma normal.
O
autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga
por toda a vida e evolui com a idade. Os adolecentes juntam às características
do autismo os problemas da adolescência, podendo contudo, melhorar a capacidade
de relacionar-se socialmente e o seu comportamento ou, pelo contrário, podem
voltar a fazer birras, mostrar auto-agressividade ou agressividade para com as
outras pessoas.
É
um distúrbio neurofisiolágico e a sua causa é desconhecida, no entanto, alguns
investigadores atribuem-no a alterações bioquímicas mas outros associam-no a
distúrbios metabólicos hereditários, encefalites, meningites, rubéola contraída
antes do nascimento, ou até a lesões cerebrais. Porém existem bastantes
incertezas e dúvidas na relação do autismo com essas doenças.
Características do
autismo
Descritas por Leo
Kanner – 1943:
-
Um profundo afastamento autista;
-
Um desejo autista pela conservação da semelhança;
-
Uma boa capacidade de memorização mecânica;
-
Expressão inteligente e ausente;
-
Mutismo ou linguagem sem intenção comunicativa afetiva;
-
Hipersensibilidade aos estímulos;
-
Relação estranha e obsessiva com objetos.
Características
gerais:
-
Fisicamente sadios e de boa aparência;
-
Desconhecimento da sua própria identidade;
-
Falta de comunicação;
-
Não mantêm o contato visual;
-
Retraídos, apáticos e desinteressados;
-
Indiferença em relação ao ambiente que os rodeia;
-
Resistência a mudanças de ambiente;
-
Incapacidade de julgar;
-
Anciedade frequente e excessiva e aparentemente ilógica;
-
Hiperatividade e movimentos repetitivos;
-
Entorpecimento nos movimentos que requerem habilidade.
Diferentes tipos de
autismo
Compreender os diferentes tipos de autismo pode ajudar os
professores e as expectativas dos pais de forma e trabalhar em áreas de
desafio. De acordo com um estudo publicado na revista Pesquisa em deficiências
de desenvolvimento, a intervenção precoce e o tratamento pode melhorar
drasticamente o funcionamento de uma criança, não importa que tipo de autismo ela tenha.
AUTISMO
CLÁSSICO
Caracterizada
por problemas com a comunicação, interação social e comportamentos repetitivos, o autismo clássico é tipicamente diagnosticado antes dos três anos. Sinais de
alerta incluem o desenvolvimento da linguagem atrasada, falta de apontador ou
gesticulando, mostrando falta de objetos, e auto-estimulação comportamento como
balançar ou bater as mãos. Na maioria dos casos, a doença provoca atrasos
significativos no desenvolvimento sem que os pais ou cuidadores notem que há algo
acontecendo durante os anos da criança. No entanto, em casos de alto grau de
funcionamento, a criança pode ter cinco anos de idade ou mais, antes que ela receba um diagnóstico.
SÍNDROME
DE ASPERGER
Apesar de não ser incluída como um
diagnóstico separado na última revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos
Mentais (DSM-V), muitas pessoas têm sido marcadas com Síndrome de Asperger.
Este tipo de autismo de alto funcionamento tem algumas características
distintas, incluindo excepcionais habilidades verbais, problemas com o jogo
simbólico, problemas com habilidades sociais, desafios que envolvam o
desenvolvimento da motricidade fina e grossa, e intenso, ou mesmo obsessivo
interesses especiais.
Síndrome de Asperger se diferencia do autismo clássico em que não implica qualquer atraso de linguagem significativo ou prejuízo. No entanto, crianças e adultos com Asperger pode encontrar no uso funcional da linguagem, um desafio. Por exemplo, eles podem ser capazes de rotular milhares de objetos, mas podem lutar para pedir ajuda usando um desses itens.
Síndrome de Asperger se diferencia do autismo clássico em que não implica qualquer atraso de linguagem significativo ou prejuízo. No entanto, crianças e adultos com Asperger pode encontrar no uso funcional da linguagem, um desafio. Por exemplo, eles podem ser capazes de rotular milhares de objetos, mas podem lutar para pedir ajuda usando um desses itens.
TRANSTORNO
INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO – SEM OUTRA ESPECIFICAÇÃO (PDD-NOS)
Transtorno
Invasivo do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação (PDD-NOS) é outro
transtorno do espectro do autismo, que não mais realiza um diagnóstico oficial
separado no DSM-V. Em vez disso, profissionais de saúde mental irão
diagnosticar esses indivíduos com autismo de alto funcionamento ou de baixo.
Também conhecido como autismo atípico, PDD-NOS envolve alguns, mas não de todas
as características clássicas de autismo. As pessoas diagnosticadas com PDD-NOS
podem lutar com a linguagem ou as habilidades sociais e comportamentos
repetitivos, mas eles não podem encontrar desafios em todas as três áreas. Esta
desordem difere de Síndrome de Asperger por causa das habilidades linguísticas;
algumas pessoas com PDD-NOS podem ter atrasos de linguagem.
TRANSTORNO
DE RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O DSM-5
Uma vez
considerado um transtorno do espectro do autismo, Síndrome de Rett não será
incluída no espectro do autismo no DSM-V. Isto é porque Transtorno de Rett é
causado por uma mutação genética. Apesar de os sintomas da desordem, que
incluem a perda de habilidades sociais e de comunicação, imitar o autismo
clássico, a doença passa por diversas fases diferentes. Normalmente, as
crianças diagnosticadas com Transtorno de Rett superam muitos dos desafios que
são semelhantes ao autismo. Podem enfrentar outros desafios, incluindo a
deterioração de habilidades motoras e problemas com a postura, que não afetam a
maioria das pessoas do espectro do autismo.
TRANSTORNO
DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA
Outro transtorno do espectro do
autismo, que não vai levar um diagnóstico separado no DSM-V, Transtorno
Desintegrativo da Infância (CDD) é caracterizado por uma perda de comunicação e
habilidades sociais entre as idades de dois e quatro anos. Este transtorno tem
muito em comum com o autismo regressivo, e será classificado como um transtorno
do espectro do autismo em geral.
Procure ajuda se você está preocupado Compreender os diferentes tipos de autismo, se esses transtornos têm um diagnóstico oficial separado ou não, pode ser muito útil ao formar expectativas, projetando um plano de tratamento, e experimentar com estratégias comportamentais. Com todos os transtornos do espectro do autismo, é importante procurar ajuda logo que você suspeitar que algo não pode estar certo. Sendo ativamente envolvido no tratamento é a maior coisa que você pode fazer para ajudar seu filho ou você mesmo superar alguns dos desafios de transtornos do espectro do autismo.
Procure ajuda se você está preocupado Compreender os diferentes tipos de autismo, se esses transtornos têm um diagnóstico oficial separado ou não, pode ser muito útil ao formar expectativas, projetando um plano de tratamento, e experimentar com estratégias comportamentais. Com todos os transtornos do espectro do autismo, é importante procurar ajuda logo que você suspeitar que algo não pode estar certo. Sendo ativamente envolvido no tratamento é a maior coisa que você pode fazer para ajudar seu filho ou você mesmo superar alguns dos desafios de transtornos do espectro do autismo.
Intervenções
educacionais
1- Estimular o
desenvolvimento social e comunicativo;
2- Aprimorar o
aprendizado e a capacidade de resolver problemas;
3- Diminuir
comportamentos que interferem no aprendizado e no acesso às oportunidades para
experiências do cotidiano;
4- Ajudar as famílias a
lidar com o autiasmo;
5- Evidenciar a
importância do diagnóstico precoce.
Fontes:
http://cenfocal.drealentejo.pt/trabalhosformandos/ac%E7%E3o7/Trabalho_Final_-_Autismo_Ant%F3nia_Madalena.pdf
http://ateac.org.br/tipos-de-autismo/
http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a07v28s1.pdf