As partes das plantas e suas funções


+A +/- -A
As folhas e suas funções

As folhas e suas funções

Fotossíntese

É o processo pelo qual as plantas clorofiladas (verdes), sob a ação da luz, retiram do solo sais minerais e água (seiva bruta) e retiram do ar gás carbônico (CO2) transformando estes produtos em seiva elaborada, liberando para a atmosfera o oxigênio (O2).

Transpiração

É o fenômeno da eliminação de água pelo vegetal sob a forma de vapor.

Respiração

É a absorção de oxigênio e liberação de gás carbônico pelo vegetal. Este fenômeno ocorre quando o vegetal encontra-se na ausência de luz.

Gutação

É a eliminação por parte do vegetal de água no estado líquido.

Flor

FlorÉ responsável pela perpetuação das espécies vegetais que dela dispões, pois as flores são portadoras de pólen, órgão que garante sua reprodução.



Fruto

Fruto

O fruto tem origem no desenvolvimento do ovário após a fecundação da flor. Suas funções são de proteção e disseminação das sementes que ficam dentro dele. Os frutos geralmente são carnosos, são suculentos, bastante hidratados e geralmente comestíveis. Exemplos: mamão, abacate, manga, etc.


Semente Semente

As sementes resultam do desenvolvimento do óvulo após a fecundação da flor. Em seu interior está o embrião, que ao se desenvolver dará origem a uma nova planta.





CauleCaule

O caule realiza a integração de raízes e folhas, tanto do ponto de vista estrutural como funcional. Em outras palavras, além de constituir a estrutura física onde se inserem raízes e folhas, o caule desempenha as funções de condução de água e sais minerais das raízes para as folhas, e de condução de matéria orgânica das folhas para as raízes.


Raíz

Raiz

Raízes são estruturas multicelulares de esporófitos de plantas vasculares que normalmente são subterrâneas. São responsáveis pelo suporte mecânico, absorção de água e nutrientes do solo e possibilitam o transporte e distribuição de ambos para as partes aéreas da planta.



Desenvolvimento do vegetal

Depois da polinização (transporte dos grãos de pólen de uma flor para a outra), ocorre a fecundação formando o embrião de uma nova planta. O óvulo da flor sofre modificações formando a semente, que guarda em seu interior este embrião.

A semente quando madura é capaz de germinar e produzir a nova planta. Logo de início a semente absorve água, incha e rompe a casca. Em seguida o embrião cresce e ganha o exterior da semente. A primeira porção a sair é uma estrutura que formará a raiz. Posteriormente, saem outras estruturas que vão crescendo com a tendência de procurar luz e darão origem ao caule e as folhas.

Importância dos vegetais
Importância dos vegetais

Os vegetais são muito importantes em nosso dia-a-dia, eles nos fornecem o oxigênio que precisamos na atmosfera para sobreviver. Para a indústria é uma grande fonte de matéria-prima, como papel, borracha, todos os objetos de madeira que utilizamo, etc. Na alimentação, usamos largamente os vegetais. Os frutos, folhas, caules, raízes, etc.

Na medicina, também é amplamente utilizado, pois fornece matéria-prima para a maioria dos medicamentos. Além de muitas pessoas utilizarem em forma de chás curativos. Na ornamentação, utilizamos bastante para decorar os ambientes, mesas de festas e jardins, principalmente quando possui flores.


Voltar ao Topo da Página