Por que amamentar? Conheça a importância e os benefícios da amamentação


+A +/- -A
Por que amamentar? Conheça a importância e os benefícios da amamentação
Quando um bebê nasce, precisa ser alimentado. Como mamífero que é, precisa de leite. O leite produzido pela fêmea de cada espécie tem características particulares, proporcionando nutrição específica e adequada ao filhote de cada uma dessas espécies.

Com o ser humano acontece o mesmo. Nos dois primeiros dias após o parto, a mulher ainda não produz leite, mas sim uma secreção amarelada, chamada colostro, rica em enzimas digestivas, vitaminas e substâncias imunizadoras. Entre o terceiro e o sexto dia, em geral, a mulher passa a produzir leite, líquido branco, às vezes amarelado, fluido e de sabor adocicado. Sua composição pode variar um pouco, em função do tipo de alimentação materna, mas sua quantidade só escasseia se a nutrição da mãe for acentuadamente comprometida, como em situação de fome.

O leite materno tem mais equilibrada proporção de gordura, de proteína, de água e de todos os nutrientes necessários ao bebê, na forma ideal para sua absorção. O leite humano contém, em média, cerca de 1% de proteínas, 4% de gordura, 7 a 11% de lactose, 0,10 a 0,45% de sais. É rico em enzimas e vitaminas e em substâncias imunizadoras. Além de nutrir melhor, pelo aleitamento materno a mãe fornece anticorpos ao bebê, que ainda não tem sua capacidade de imunização completa. Portanto, é uma fonte de defesa contra agressões de germes.

Por que amamentar? Conheça a importância e os benefícios da amamentação
O leite de outros mamíferos pode às vezes substituir, embora imperfeitamente, o leite humano, no caso de este não poder ser administrado. Por exemplo, o leite da cabra se assemelha ao humano. O leite de vaca, no entanto, tem várias diferenças em relação ao leite humano, como o teor de água e de gordura. O tipo de proteína contido nele produz um coágulo de mais difícil digestão para o intestino da criança. Contém um teor elevado de germes e, pela necessidade de fervura, ou de outro processo de esterilização, perdem-se enzimas e vitaminas.

A indústria tem procurado produzir leites que se ajustem às necessidades da criança, acrescentando ou retirando substâncias, para que possam ser fornecidos como alimento, sem prejuízo à saúde. Portanto, são leites muito úteis e que podem salvar a vida daquelas crianças que não têm como ser alimentadas por suas mães.

Enquanto amamenta, a mãe toma contato com o filho, aninha-o e lhe faz carinho. Esse contato é muito importante na construção do equilíbrio emocional do bebê. É por isso tudo que se costuma dizer que amamentar é um ato de amor.

Além disso, muitos estudos demonstram que mulheres que amamentaram seus filhos têm menor risco de desenvolver câncer de mama. Enfim, amamentar é econômico e cômodo, pois basta tomar cuidado com a higiene das mamas, sem precisar aquecer o leite, lavar e esterilizar mamadeiras e bicos.


Referências bibliográficas:

 LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. BIOLOGIA. Vol. único. Saraiva, 2011. p157.


Voltar ao Topo da Página