Processos de troca entre a célula e o meio externo


+A +/- -A
Os processos de troca entre a célula e o meio externo podem ser agrupados em três categorias:

  • Processos passivos - ocorrem sem gasto de energia: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
  • Processos ativos - ocorrem com gasto de energia: bomba de sódio e potássio.
  • Processos mediados por vesículas - ocorrem quando vesículas são utilizadas para a entrada de partículas ou microrganismos na célula, ou para a eliminação de substâncias da célula. O processo de entrada chama-se endocitose e o de saída, exocitose.

Difusão simples

Difusão simples
A difusão corresponde ao movimento de partículas de onde elas estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, a fim de igualar a concentração.

Através da membrana plasmática há difusão de pequenas moléculas, como as de oxigênio e as de gás carbônico, e de certos íons.

Osmose

A osmose é um processo de difusão de moléculas de água através de membrana semipermeável. A água difunde-se em maior quantidade da solução hipotônica para a hipertônica.

Osmose

Difusão facilitada

Difusão facilitada
A difusão facilitada também é um processo passivo, que ocorre através das membranas lipoproteicas. Nesse tipo de difusão, algumas proteínas da membrana, chamadas permeases, atuam facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples, demorariam muito tempo para atravessar a membrana de modo a igualarem suas concentrações de um lado e de outro da membrana.

Transporte ativo: bomba de sódio e potássio

Transporte ativo: bomba de sódio e potássio
Os processos ativos são aqueles que ocorrem através da membrana plasmática ou de qualquer outra membrana lipoproteica da célula, graças ao fornecimento de energia do metabolismo celular. Nesses processos, observa-se movimento de solutos contra o gradiente de concentração, ou seja, da solução menos concentrada para a mais concentrada.

Endocitose e Exocitose

Endocitose e exocitose
Partículas maiores não conseguem atravessar a membrana, mas podem ser incorporadas à célula por endocitose, ou ser eliminada da célula por exocitose.

A endocitose pode ocorrer por dois processos básicos: a fagocitose e a pinocitose.

  • A fagocitose (fagos = comer; citos = célula; ato de a célula comer) é um processo de ingestão de partículas grandes, tais como microrganismos e restos de outras células.
  • A pinocitose (pinos = beber; ato de a célula beber) está relacionada à ingestão de moléculas dissolvidas em água, tais como polissacarídeos e proteínas.

Na fagocitose, o material ingerido fica o interior de uma vesícula grande, denominada fagossomos, um tipo de vacúolo alimentar, e é degradado por ação de enzimas específicas.

Na pinocitose, o material ingerido fica no interior de pequenas vesículas denominadas pinossomos e podem servir como alimento para as células.

A exocitose envolve a eliminação de material de dentro para fora da célula. Por exocitose são lançadas para fora da células secreções importantes que atuam em diversas etapas do metabolismo de nosso corpo.


Referências bibliográficas:

LOPES, Sônia; ROSSO, Sergio. BIOLOGIA. Vol. único. Saraiva, 2011. p63-69.

Voltar ao Topo da Página