A biosfera - definições e limites


+A +/- -A
A biosfera - definições e limites
Os seres vivos que existem hoje em nosso planeta encontram-se distribuídos ocupando o ambiente aquático, o ambiente terrestre e também o ar. Toda a porção da Terra que contém vida recebe o nome de biosfera. Esse termo foi criado por semelhança aos utilizados para designar camadas ou esferas relacionadas aos componentes abióticos (a = prefixo de negação, bio = vida; isto é, sem vida) da Terra, que são:

  • Hidrosfera (hidro = água): camada ou esfera da Terra formada por água;
  • Litosfera (lito = pedra): camada ou esfera da Terra formada pelas rochas e pelos solos;
  • Atmosfera (atmós = gás): camada ou esfera da Terra formada pelo ar.

A biosfera, assim como as demais "esferas", não é uma camada homogênea, pois as condições ambientais do nosso planeta não são homogêneas.

As condições ambientais são muito importantes na distribuição dos seres vivos. Nos locais onde tais condições são mais favoráveis, a diversidade de formas vivas é maior, ocorrendo o contrário quando as condições não são favoráveis.

Os limites da biosfera são definidos em função de registros que indicam a presença de seres vivos. Esses limites vão desde aproximadamente 11.000 metros de profundidade, nos oceanos, até cerca de 7.000 metros de altitude, na atmosfera.


Voltar ao Topo da Página