Cientistas mapeiam a idade do lixo nas praias


+A +/- -A
Cientistas mapeiam a idade do lixo nas praias
"O lixo de uma pessoa é a ciência de outra pessoa." Essa é a ideia por trás de uma nova pesquisa que utiliza lixo deixado para trás por inundações extremas para ajudar-nos a nos planejar para riscos semelhantes no futuro.

Uma vez despejados no meio ambiente, o lixo está sujeito a processos de transporte naturais e normalmente acaba no mar, formando giros do lixo marinho. Enquanto a maior parte dele, em última análise se deposita no fundo do mar, uma parcela significativa é lavado em terra, somando-se as "linhas Wrack" de troncos, algas e outros destroços naturais depositados em marcas da maré alta. Eventos como inundações extremas como as causadas por tsunamis ou tempestades, podem também deixar para trás as linhas Wrack. Agora, os pesquisadores propuseram que essas linhas poderiam ser usadas para identificar as inundações do passado e traçar o seu impacto, fornecendo assim informações sobre as inundações em regiões remotas para as quais os dados relevantes não estão normalmente disponíveis.

O lixo muitas vezes diz-nos quantos anos ele tem, basta olharmos para as datas de produção ou de vencimento nas embalagens descartadas. Como as linhas de Wrack contendo lixo deve ter se formado após a data mais recente encontrada no lixo, os cientistas perceberam que poderiam usar essa informação para determinar mais ou menos a inundação que causou uma linha de destroços particular. Para demonstrar a sua ideia, os pesquisadores usaram GPS para mapear depósitos de areia ao longo da costa, perto da cidade de Ras al Hadd no leste de Oman, uma região vulnerável a ambos os tsunamis e tempestades induzidos por ciclones.

Eles identificaram duas linhas Wrack extensas de lixo (uma das quais é retratada na imagem acima) localizadas a até 900 metros terra a dentro. O lixo mais jovem em cada uma das linhas Wrack foi carimbado com datas de produção de 9 de janeiro de 2007 e 31 de março de 2010, respectivamente. Isso significa que as linhas Wrack foram provavelmente originadas nas inundações causadas pelos ciclones Gonu e Phet, que ocorreram um pouco mais tarde nesses mesmos anos, dizem os pesquisadores.

Ao conhecer o nível de água máximo de episódios de inundações passadas dentro de uma determinada região e o número de vezes que essas inundações ocorrem, cientistas podem prever melhor a extensão e o impacto de futuras inundações, estudando o desenvolvimento de cenários de pior caso, planos de evacuação e possíveis esforços de socorro.


Adaptado de: http://news.sciencemag.org/environment/2014/08/how-old-litter-beach?rss=1


Voltar ao Topo da Página