Olá, sou vice-diretora de uma escola de educação infantil em Belo Horizonte e estamos com algumas galinhas e um galo na escola. Uma das galinhas já está botando e gostaríamos de deixá-la chocar. Queremos saber se precisamos deixar os ovos no ninho ou se temos que ir recolhendo-os e devolvê-los ao ninho quando ela ficar "choca". Ela tem dormido no ninho, mas ainda não está choca.
O que fazemos?
desde já agradeço a atenção. (Vânia Michel - Vice-diretora da UMEI - Águas Claras - BH)
Vânia, para responder à sua pergunta consultei várias pessoas experientes que trabalham com a criação de galinhas, e todas afirmaram que enquanto a galinha não estiver choca os ovos podem ser retirados do ninho sem problema nenhum, mas devem ser guardados em local com temperatura ambiente. Somente quando a ave estiver pronta para chocar, eles deverão ser novamente colocados no ninho. Lembrando que isso não é uma regra, caso você decida deixá-los no ninho, isso não fará mal algum, e quando chegar a hora de chocá-los a galinha saberá o que fazer.
As galinhas botam no ninho todos os dias para acumular um estoque de ovos. Quando a estocagem for suficiente para suprir as necessidades dela, a galinha vai sentar sobre eles para chocá-los. Por isso, reconhecer uma galinha choca é útil para obter sucesso com o galinheiro. Uma galinha que estiver passando pelo ninho para botar um ovo pode demonstrar sinais de que está choca, ao grunhir ou bicar os intrusos. Mesmo uma galinha que esteja se escondendo de intimidações no ninho pode tentar se defender. Porém, uma galinha que não esteja choca vai sair do ninho por longos períodos de tempo.
Os ovos destinados a chocar devem estar com menos de dez dias. Os ovos mais frescos são mais férteis. Além disso, o ideal é mudar a posição dos ovos pelo menos duas vezes ao dia. O ninho para chocagem das galinhas pode ser feito em uma caixa comum, com medidas 40 por 40 centímetros de comprimento e 20 a 25 centímetros de altura. O ninho pode ser forrado com material seco, macio, limpo e com folhas de fumo que repelem os piolhos. A galinha choca precisa sair do ninho, diariamente, por dez a 15 minutos. A choca também precisa umedecer os ovos, para isso, ela deve molhar as penas. Os pintos vão nascer após 21 dias de choco. Neste dia, o ninho deve ser coberto, evitando que a galinha saia. Somente no dia seguinte, é que se permite que os pintos e a galinha possam andar. O local onde os pintos estiverem deve ser seco e protegido dos ventos, do sol, do frio e de outras galinhas. O número de ovos por choca deve ser em torno de nove a 15, dependendo do tamanho da ave. Os ovos devem ser totalmente cobertos. (Dica técnica EMATER - MG)
Fontes:
http://www.ehow.com.br/sinais-galinha-choca-info_128060/
http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=site_pgn_radio_emater_acao_resumo&upload=3876#.VV88HI5Viko