Características evolutivas do DNA mitocondrial


+A +/- -A
Caso ainda não tenha lido o artigo anterior sobre as Características estruturais do DNA mitocondrial, sugiro lê-lo antes de ler este artigo para ampliar seu entendimento a cerca do assunto!
Características evolutivas do DNA mitocondrial
Quanto à origem do DNA mitocondrial, existem duas hipóteses: origem autógena, segundo a qual a mitocôndria, assim como o núcleo, se originaria de um processo de compartimentalização e especialização funcional dentro da própria célula e o seu genoma seria originário de um genoma já existente na célula procarionte; e origem exógena, também conhecida como teoria da endossimbiose. Essa teoria baseia-se em que uma célula eucariótica teria fagocitado uma α-protobactéria e esta se diferenciado em mitocôndria; durante esse processo, parte do genoma da α-protobactéria teria sido transferido para o núcleo celular e o inverso também teria ocorrido (GRAY et al. 2001).

A origem da mitocôndria parece ter ocorrido uma única vez na história evolutiva dos organismos; tal evidência é apoiada pelo fato de que o conteúdo gênico mitocondrial é altamente conservado entre os mais diversos organismos. Essa conservação de conteúdo em uma ampla gama de organismos dificilmente seria explicada por convergência evolutiva. Outra característica importante do genoma mitocondrial é a ordem em que os genes estão arranjados nesse genoma. Essa ordem é muito conservada, principalmente em se tratando dos genes codificadores de proteínas e das subunidades ribossômicas. Alterações na ordem desses genes maiores só são verificadas entre organismos filogeneticamente distantes, como por exemplo, entre insetos e mamíferos (ARIAS et al, 2003).

Referências bibliográficas

GRAY, M. W.; G. BURGER & B. F. LANG. 2001. The origin and evolution of mitochondria. Genome Biology 2: reviews 1018.1-1018.5.

ARIAS, M. C.; FRANCISCO, F. O. ; SILVESTRE, D. O DNA mitocondrial em estudos populacionais e evolutivos de meliponíneos. In: MELO, G. A. R. ; ALVES-DOS-SANTOS, I. (eds) Apoidea Neotropica: homenagem aos 90 anos de Jesus Santiago Moure . 8 Criciúma: UNESC, 2003.


Voltar ao Topo da Página