Celacanto - O fóssil vivo


+A +/- -A
Celacanto - O fóssil vivo
Por muitos anos os celacantos foram considerados extintos pelos cientistas, sendo somente conhecidos através de seus restos fósseis, até que em 1938 um espécime vivo foi capturado por um barco de pesca na costa leste da África e trazido a atenção do mundo por Marjorie Courtenay-Latimer. Desde então outros espécimes tem sido capturados e filmados em seu ambiente e muitas pesquisas tem sido realizadas com estes incríveis animais.

O celacanto é da era devoniana, cerca de 410 milhões de anos, e teria desaparecido no final do período Cretáceo, quando os dinossauros foram extintos – é um fóssil vivo. Presume-se que ele seja primo do “Eusthenopteron”, ancestral dos anfíbios, répteis e mamíferos. Uma teoria que gera muita controvérsia, pois inclui aí o ser humano. Antes da descoberta desse primeiro exemplar vivo, acreditava-se que o celacanto era um parente próximo do primeiro vertebrado a sair das águas, dando origem a um novo grupo de vertebrados conhecidos como tetrápodes, que inclui os humanos. Essa descoberta causou um alvoroço no mundo inteiro pois esse peixe foi considerado pelos cientistas como sendo uma forma de transição da água para a terra.

O celacanto seria parte da linhagem evolutiva que deu origem aos tetrápodes, grupo que inclui todos os vertebrados terrestres (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Os peixes pulmonados, como o celacanto, têm um parentesco mais próximo com os tetrápodes. O celacanto ainda é a melhor explicação como ocorreu a transição dos vertebrados da água para a terra.

“Os estudos estão apenas no começo, mas o mapeamento do genoma do celacanto tem o potencial para explicar como o primeiro peixe deixou os oceanos e deu origem a todos os vertebrados terrestres. Se isso acontecer, um dos maiores mistérios da história da evolução pode ser desvendado.”


Fontes:

http://www.anda.jor.br/01/06/2015/celacanto-voce-conhece-peixe
http://evolucionismo.org/profiles/blogs/ainda-vivos-e-evoluindo


Voltar ao Topo da Página