A caspa é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil é muito comum vermos certas "receitas milagrosas" para acabar com esse mal, porém, embora o título desta postagem seja sugestivo, ainda não existe cura para a caspa, por isso, antes de você sair por aí aplicando qualquer produto em seu cabelo, leia primeiro essa postagem. Talvez isso evite que você fique careca!
Quem sofre com a caspa vive correndo atrás de uma solução definitiva para o problema, porém, como foi dito acima, não há cura para esse mal, mas podemos controlá-lo.
A caspa é também conhecida como dermatite seborreica, é na verdade uma descamação do couro cabeludo.Nem todas as pessoas possuem caspa, pois a mesma é influenciada por causas genéticas e alterações hormonais, que aumentam a oleosidade do couro cabeludo.
Má alimentação, estresse, variações de temperatura e má higiene do couro cabeludo são fatores que podem agravar ainda mais a caspa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, lavar o cabelo todos os dias não piora a caspa, pelo contrário, o ideal é lavar nosso cabelo todos os dias, principalmente pessoas que possuem muita oleosidade nos cabelos.
A caspa atinge igualmente homens e mulheres principalmente na faixa etária de 22 a 40 anos. Felizmente ela não é transmissível, nem mesmo usando pentes ou escovas de pessoas com o problema.
Os cuidados para evitar ou aliviar a caspa devem ser diários. Deve-se tomar banho com água morna ou fria, pois água quente piora a situação, evitar situações de estresse, evitar ficar com o cabelo úmido por muito tempo e usar shampoo específico para tratar a caspa três vezes por semana (principalmente os que possuem sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol em sua composição).
Fonte: M de Mulher.