Assim como outras matérias, esta nasceu durante uma pergunta que fiz a mim mesmo. Afinal, o que é o catarro e como ele se forma? Foi pesquisando para saciar minha curiosidade que tive a ideia de transformá-la em postagem aqui no blog. Então, vamos lá!
O catarro é uma mistura de proteínas, água e restos celulares produzido pela mucosa para proteger as vias aéreas. Sua função é filtrar o ar que respiramos, pois normalmente ele é cheio de bactérias e outras impurezas.
A partir daí os invasores capturados fazem uma rebelião na secreção do catarro, que engrossa e muda de cor graças aos restos de anticorpos e micro-organismos.
Uma curiosidade bem legal que descobri, foi o fato de que quando o catarro é esverdeado, ele indica para infecções por viroses. E quando ele é mais amarelado, ele indica para reações imunológicas causadas por bactérias.
Depois de formado, o catarro possui dois destinos. Se você cuspi-lo, ele será eliminado do seu organismo e acabará ali. Mas se você engoli-lo, ele será tratado como qualquer outro alimento dentro do seu corpo, o que for bom será reaproveitado pelo seu organismo e o que não servir será eliminado nas fezes.
Fonte: Diário de biologia.