A entomologia forense é a aplicação do estudo da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais. Essa área é comumente usada na investigação de mortes, ajudando a determinar local e tempo dos incidentes de acordo com a fauna encontrada no cadáver e seu estágio de desenvolvimento.
A entomologia forense pode ser dividida em três áreas principais. A Entomologia Urbana, que diz respeito à infestação de pestes e pragas em jardins, casas e locais urbanos. A Entomologia de Produtos Armazenados e Alimentos, que diz respeito às infestações de artrópodes em alimentos e outros produtos armazenados. E por fim, a Entomologia Médico-Legal, que diz respeito às investigações de crimes por meio do estudo dos artrópodes presentes no local do delito.
Aqueles que estudam biologia possuem um vasto leque de opções, pois o biólogo pode trabalhar como professor, administrador de parques, pesquisador, perito criminal e em muitas outras funções.
O bom biólogo precisa ter senso crítico, deve ser um bom observador, deve ter capacidade para ensino e pesquisa, compromisso com a conservação da biodiversidade e habilidade para diagnosticar e problematizar questões inerentes às ciências biológicas.
A função do biólogo é estudar a vida em todas as suas formas e manifestações. Estudar a vida é conhecer melhor o mundo em que vivemos, os seres que aqui habitam e as relações entre o homem e o planeta.
Fonte: Wikipédia e Instituto Biológico.