Níveis de organização dos seres vivos


+A +/- -A
Um ser vivo depende da água, do solo, do ar e dos outros seres vivos. A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente em que vivem e quais as consequências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos = estudo).

A maioria dos organismos pluricelulares é formada por grupos especializados de células - os tecidos -, que se agrupam em órgãos. Estes estão integrados em unidades mais amplas - os sistemas -, reunidos no organismo. Vale lembrar que as células são formadas por moléculas e estas são formadas por átomos.
A maior parte dos estudos ecológicos preocupa-se com as relações que ocorrem em formas de organização que vão além do organismo: populações, comunidades e ecossistemas.

As populações se formam quando vários indivíduos da mesma espécie passam a viver em uma mesma área e mantêm relações entre si. É o caso da população humana de uma cidade ou da população de sapos de uma lagoa, por exemplo.

Populações que habitam a mesma área e mantêm várias relações entre si, formam um novo nível de organização, chamado de comunidade.

A ecologia também estuda as relações entre os seres vivos e o meio físico (ar, luz, temperatura, umidade, tipo de solo, etc.). A reunião e a interação da comunidade com o ambiente físico formam um ecossistema. Uma floresta, com sua vegetação, seus animais, seu tipo de solo e seu clima característico, é um bom exemplo de ecossistema.

Por fim, o conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera, que é um conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de modo permanente. Ela estende-se de cerca de 8 km acima da superfície da Terra até cerca de 11 km abaixo da superfície dos oceanos.

Níveis de organização dos seres vivos

Leia também: O que é ecossistema?

Fonte: Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Volume 3. Ed. Ática.


Voltar ao Topo da Página