Saiba como evitar e como tratar o vírus do Herpes


+A +/- -A
Saiba como evitar e como tratar o vírus do HerpesO Herpes é uma doença contagiosa que faz cerca de 620 mil novas vítimas por ano no Brasil. Existem oito tipos diferentes desse vírus que podem causar doença em humanos. Dentre eles, o Herpes tipo 1, 2 e 3 provocam quadros semelhantes de lesões de pele que podem aparecer após um período sem os sintomas.

O Herpes não tem cura. Felizmente, é possível tratar e conviver com a doença, porém, é necessário cuidado para evitar o contágio, já que ele é transmitido pelo contato. As lesões se caracterizam por ardência, coceira, dor e aparecimento de vesículas, que podem ulcerar, se transformando em feridas dolorosas.

O Herpes tipo 1 é responsável pelo quadro de herpes oral, que se caracteriza por vermelhidão, ardor e pequenas bolhas preenchidas com um liquido claro, comumente na região dos lábios ou na parte interna da boca, podendo ser transmitido através do beijo.

O Herpes tipo 2 transmitido através de relações sexuais é responsável pelo quadro de herpes genital. Onde também apresenta vermelhidão, ardor e pequenas bolhas com liquido claro na região da vulva, pênis ou ânus. A presença de lesões pelo herpes tipo 2 aumenta o risco de contágio por outras doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV.

O aciclovir é o principal remédio para evitar o aparecimento das lesões causadas pelo vírus da herpes. O medicamento não mata o vírus, apenas impede sua reprodução. A hora certa de aplicar o remédio é quando a pessoas sente aquela sensação de coceira, calor e incômodo localizados. Se aplicado em tempo, o remédio inibi a reprodução do vírus e evita a criação de ferimentos na camada mais superficial da pele.



Voltar ao Topo da Página