Cientistas descobrem como produzir ouro com água do mar


+A +/- -A
Quem nunca ouviu a história do rei Midas, aquele que transformava em ouro tudo que tocava, a história da galinha que botava ovos de ouro ou ainda a lenda de Eldorado, a grande cidade de ouro? Um desejo antigo da humanidade pode estar perto de ser concretizado!

Dois professores da Universidade de Michigan conseguiram, enfim, fabricar ouro. Tudo graças à Cupriavidus metallidurans, uma bactéria encontrada em solos próximo a minas, onde há grande concentração de metais.

A C. metallidurans come ao longo de uma semana cloreto de ouro, substância que pode ser extraída da água do mar, e excreta ouro puro. Tudo isso é possível graças a parceria entre o microbiologista Kezem Kashefi e o professor de arte Adam Brown. Eles criaram uma instalação, que está exposta na Áustria e mostra, ao vivo, o processo de fabricação do ouro.

Todo o processo, porém, não é rentável, porque é muito caro extrair o cloreto de ouro dos oceanos. Seria necessário processar 1 milhão de litros de água para obter 0,5 g da substância. Segundo Brown, o método pode ser aperfeiçoado e, quem sabe, tornar ricos esses novos alquimistas.

Dispositivo criado por Kezem Kashef e Adam Brown
Dispositivo criado por Kezem Kashef e Adam Brown que está em exibição na Áustria.



Voltar ao Topo da Página